Prepare seu e-commerce para as datas sazonais e não falhe com nenhum pedido!

Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

Dia das Mães, dos pais, dos namorados, Best Friday, Natal. Ao longo do ano somos marcados por essas e outras datas especiais. Muitas vezes nos preocupamos em escolher o melhor presente para cada pessoa e ocasião para encantar quem irá ganhar.

Do outro lado, os e-commerces e marketplaces começam a se planejar para essas datas muito antes, em média com dois meses de antecedência, para assegurarem o estoque e a logística de seus produtos. Só que a preparação para as datas sazonais do comércio não para por aí.

O ponto de partida é verificar se a comemoração tem relação com seu negócio. Se você vende flores faz sentido criar campanhas voltadas para o Dia dos Namorados, por exemplo, e comunicar em seus canais e redes sociais. O segundo passo é se preparar para atender a demanda e fechar possíveis parcerias a fim de proporcionar uma experiência de compra ainda mais completa. Criar combos ou ofertas especialmente pensadas para determinada data deixa a comemoração ainda mais especial.

No geral, quando se compra pela internet, deve-se fornecer seus dados pessoais, certo? Isso cria caminhos e deixa rastros das preferências do consumidor. Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer seus clientes e eles os produtos que você vende.

Além de ofertas e parcerias, é preciso organizar o estoque para garantir a quantidade de produtos. Deve-se ainda treinar o setor de atendimento ao consumidor, para orientar os clientes na hora da compra e tirar quaisquer dúvidas que possam surgir; e principalmente, reforçar a logística, uma vez que o número de pedidos nesse período é maior. Afinal, não tem nada mais frustrante que um presente atrasar ou não ser entregue.

Aliás, essa é a falha mais comum dos e-commerces e marketplaces em datas sazonais: não organizar corretamente o setor de logística, ocasionando atrasos nos pedidos. Contrate mais parceiros para as entregas, ofereça o treinamento adequado para que não haja erros.

Lembre-se: seu e-commerce tem 365 oportunidades para realizar boas vendas, mas algumas datas são ainda mais especiais, alavancam os negócios e criam laços com os consumidores. Para ser bem-sucedido, explore o potencial da sua empresa, tenha organização e planejamento.  Não há nada mais prazeroso do que ver nossos pedidos entregues e presentes sendo recebidos com surpresas e um sorriso no rosto!

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