Com a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano, a expectativa de bancos e financeiras é que o crédito consignado cresça cerca de R$ 15 bilhões em 2018. Diante deste cenário, empresas que atuam no segmento começam a investir em tecnologias que possam dar mais eficiência e assertividade à estratégia de prospecção e vendas. Para atender a este segmento, a Stone Age, especialista em tecnologia de Big Data para negócios, integrou duas ferramentas, Motor e Mesa de Decisão, para oferecer uma solução completa ao setor.
O primeiro passo da solução é organizar a base de potenciais clientes e leads, filtrando e tratando os dados. O sistema coleta informações sobre o cliente para complementar informações, como endereços incompletos, e eliminar repetições, entre outros. A partir daí, as ferramentas realizam toda a análise de seu perfil, validam riscos de crédito e fraude e podem até correlacionar transações passadas com atuais para identificar situações suspeitas ou indesejáveis. Toda esta operação é feita em poucos minutos para tomar decisões de acordo com os critérios pré-definidos pelo gestor.
O Stone Age Motor e Mesa de Decisão ainda otimiza toda a operação de atendimento – com capacidade para gerenciar milhões de contatos por mês, tanto ativos como receptivos –, reduzindo falhas e o Tempo de Atendimento Médio (TMA). Com interface amigável e simples de usar, as ferramentas ainda permitem que o próprio gestor acompanhe a operação em tempo real e faça alterações nos parâmetros do fluxo de análise e de decisão sem auxílio de equipe técnica.
“Em um dos cases da Stone Age para o segmento de crédito consignado, as ferramentas integradas solucionaram problemas de planejamento e estratégia na abordagem de clientes, pois a empresa não conseguia calcular o momento em que um cliente voltava a ter margem para tomar um novo empréstimo. Com a implantação do Stone Age Motor e Mesa de Decisão, houve uma melhora significativa na abordagem de clientes e, em consequência, um aumento no valor das vendas”, explica Jorge Nogueira, COO da Stone Age.
Com isso, os processos de captação de novos clientes se tornaram mais assertivos ao oferecer o crédito certo a clientes com potencial, o que otimiza recursos e reduz custos, ampliando margens. A implantação de todo o sistema é rápida e pode ser realizada em cerca de dois meses. A solução ainda entrega insights para melhoria contínua e rápida, embasando a tomada de decisões estratégicas.