Com o objetivo de oferecer informações e suporte à população durante a atual pandemia, a Prefeitura de Jundiaí (SP) criou diversas funções dentro de seu aplicativo voltado para os cidadãos, desenvolvido
De acordo com a Prefeitura, estas funções disponíveis na seção ‘Coronavírus’ atuam pelo sistema de gestão por inteligência da CIJUN que se baseia no uso de Azure, nuvem da Microsoft, para concentrar as informações e as transformar em mapas de análise. “Garantir o mapeamento do cenário epidemiológico, de forma diária, podendo cruzar as informações com dados sobre isolamento, por exemplo, garante à administração a tomada de decisões precisa e medidas específicas para o combate à doença”, detalha o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
A seção que dá acesso a todas as funções relacionadas ao enfrentamento da doença é uma das 15 existentes no aplicativo, que totaliza 132 funcionalidades.
O app “Prefeitura de Jundiaí” possui ainda informações e serviços como solicitação de vagas em creches, agendamento de consultas médicas, consulta de vagas de emprego, etc. Criado com base em Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft, o app consegue ter mais escalabilidade, ou seja, tem a capacidade de lidar com picos de acesso sem apresentar lentidão, além de oferecer maior segurança, uma vez que a solução está em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A tecnologia foi elaborada nas plataformas de desenvolvimento da Microsoft, tais como .NET e o Xamarin, e o app já ultrapassa mais de 61.577 de acessos, disponível para Android e IOS.
De acordo com Priscyla Laham, vice-presidente de canais e vendas para PMEs da Microsoft, o uso de um aplicativo que provê interação direta entre a população e os órgãos da Prefeitura de Jundiaí é um exemplo de como a tecnologia pode aprimorar e otimizar serviços ao cidadão. “A tecnologia é um dos principais motores para a inovação e as esferas governamentais estão enxergando o potencial transformador dela para beneficiar a população com mais eficiência, transparência e segurança na entrega de seus serviços. Consequentemente, o relacionamento entre eles também melhora exponencialmente”, conclui.