Na era em que vivemos, produzimos e somos alvos de uma enorme quantidade de conteúdos. Agora imagine como é monitorar esses dados em uma escala empresarial. É contra isso que diversos profissionais de TI lutam diariamente.
Algumas empresas têm políticas rígidas sobre o processo de gestão de conteúdos, enquanto outras ainda tentam entender como administrar tudo isso. No entanto, nenhuma empresa quer um vazamento de dados ao estilo Wiki Leaks.
Recentemente, a AIIM (Association for Information and Image Management) publicou um estudo chamado “ECM at the Crossroads”, em que aponta que apenas 18% das empresas entrevistadas tinham um sistema de gerenciamento de conteúdos corporativos (ECM) implementado.
No entanto, 54% das empresas disseram que escolheram estrategicamente apenas um fornecedor de ECM, enquanto 19 % pretendem desenvolver seu próprio sistema, e 35% irão optar pelas melhores soluções oferecidas por múltiplas companhias.
Para 75% dos entrevistados, o ECM funciona como uma plataforma que roda em diversos sistemas, sendo que 26% usam quatro ou mais.
DESAFIOS
O desafio do armazenamento de conteúdo corporativo atualmente é que os sistemas tradicionais foram criados para guardar apenas arquivos de Word e Excel. O cenário de gestão de conteúdo traz agora vídeos, posts de blogs e arquivos de redes sociais.
Cada empresa tem seu próprio catálogo de informações e sistemas legados. Apesar da ajuda de sistemas automáticos de classificação, conteúdos como mensagens instantâneas e publicações de mídias sociais são difíceis de categorizar corretamente.
Uma pesquisa da AIIM mostrou que cerca de 40% o conteúdo mais desorganizado de suas empresas eram mensagens instantâneas. O segundo mais citado foram os arquivos de e-mail, com 27%, e, em seguida, informações de redes sociais, com 11% das menções.
*John Mancini é presidente da Association for Information and Image Management
** O artigo traduzido e resumido do CMS Wire