Agility Networks digitaliza acervo e virtualiza armazenamento da SciELO

A Agility Networks, integradora brasileira especializada em soluções de segurança, data center e entrega de aplicações, foi a responsável pela comercialização e implantação das soluções de digitalização do acervo da SciELO (Scientific Electronic Library Online) em storage (armazenamento), backup e virtualização de todo o conteúdo oferecido ao público.armazenamento

O Programa SciELO , que teve inicio em 1997, é uma parceria entre FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) , BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde, OMS (Organização Mundial da Saúde) e  CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que se consolidou no Brasil e demais países da América Latina e Caribe como uma solução pioneira e inovadora para a publicação on-line em acesso livre aos periódicos científicos brasileiros, contribuindo para o avanço da pesquisa por meio de aperfeiçoamento da comunicação dos seus resultados nos periódicos brasileiros e dos demais países ibero-americanos.

Em 2009, entrou em operação o projeto BHL SciELO por meio de dois projetos complementares. O Projeto SciELO Biodiversidade que é financiado por um Programa Especial da FAPESP – o BIOTA/FAPESP –  e o Projeto Digitalização e Publicação Online de uma Coleção de Obras Essenciais em Biodiversidade das Bibliotecas Brasileiras pelo Programa Probio II/GEF do Ministério do Meio Ambiente. Esses projetos contam também com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, da SciELO, da Sociedade Brasileira de Zoologia, do Museu de Zoologia da USP e representantes da Rede de Bibliotecas Brasileiras em Biodiversidade. O projeto tem por objetivo contribuir para a indexação, qualificação, publicação, acesso e interoperabilidade da informação científica em Biodiversidade, visando o fortelecimento e a ampliação da publicação e do acesso aberto online à informação científica relevante em assuntos,  como Zoologia e Botânica, Biossegurança, Biotecnologia, entre outros.

Na primeira fase do projeto BHL SciELO, a Agility Networks atendeu a necessidade ao oferecer uma solução de armazenamento para os dados já digitalizados por meio de scanners, a fim de prover  a consulta e leitura online.

Com as soluções NetApp, que oferecem armazenamento acessível e flexível para empresas com ambientes distribuídos, a Agility Networks implementou na SciELO uma das mais eficientes tecnologias de armazenamento do mercado, atendendo o crescimento horizontal e vertical. A restauração dos dados se tornou mais rápida e ainda oferece “snapshots” do conteúdo do volume armazenado, assim como o backup passou a cumprir a função de perpetuar as informações do projeto.

Por ser uma plataforma mais avançada do que os outros sistemas de sua categoria, a gravação dos dados acontece de uma maneira muito rápida, pois eles são indexados e referenciados, além da solução ser otimizada por um algoritmo a fim de reduzir o tamanho das imagens e a repetição de dados em até 40%. A taxa de compressão também chega a 90% em formato JPEG, que são os arquivos acessados pelos profissionais, e os arquivos derivados da “matriz” em formato TIFF  ficam arquivados.

Já a segunda parte do projeto da Agility Networks junto a SciELO objetivou melhorar a virtualização de servidores já existentes, utilizando a suíte de produtos “Vmware with Operations Management”, entregando novos recursos que permitem atualmente, não somente a gestão de máquinas virtuais, mas a capacidade, risco e eficiência deste ambiente através de painéis e relatórios integrados e inteligentes. Por meio deste projeto, a SCielo ampliou e estruturou sua infraestrutura de virtualização, preparando-se para a expansão de seus serviços.

Para Rondineli Saad, Administrador de Redes da Scielo: “Temos total confiança no trabalho de consultoria e de projetos da Agility Networks. Desde o primeiro contato com a empresa, tivemos nossas demandas entendidas e a melhor solução foi ofertada para nos atender. Nossa limitação física também levou à virtualização, e hoje temos a escalabilidade necessária para aumentar nossa capacidade de armazenamento conforme as obras são digitalizadas – muitas vezes em três línguas”.

A virtualização oferece muito mais do que consolidação e economia de custo para a Scielo: ela permite que eles transformem seu ambiente de TI num data center dinâmico que seja capaz de responder rápida e plenamente às necessidades do projeto.

 

Share This Post

Post Comment