Plataforma de crédito: quais as vantagens da concessão de crédito automatizada?

Plataforma de crédito: quais as vantagens da concessão de crédito automatizada?

Devido ao reaquecimento da economia, a estimativa para expansão do crédito em 2022 chegou a 9,7% em abril, confirmando a tendência de alta e superando a última projeção apresentada pelo Banco Central. A aprovação da MP n° 1106/2022 — que amplia beneficiários e a margem do crédito consignado — também deve impulsionar os pedidos de empréstimos. Por isso, bancos e instituições financeiras operadoras de crédito precisam investir em soluções inteligentes para atender a demanda e agilizar a concessão. A plataforma de crédito é uma das tecnologias que permite às organizações otimizar esse processo, contribuindo, ainda, para melhorar o relacionamento com clientes.

Na análise e formalização de crédito há muitos desafios que podem impactar negativamente na concessão de empréstimos, como a demora na coleta e na leitura das informações, má interpretação dos dados e falta de precisão na projeção e nas análises para tomada de decisão.

A plataforma de crédito é uma solução que digitaliza e automatiza as principais etapas do processo de concessão do crédito, desde o onboarding até a formalização. Assim, é possível ter mais eficiência na esteira.

Continue acompanhando o texto e saiba quais as vantagens de contar com uma plataforma de automação de crédito.

Os desafios na análise e formalização do crédito

A concessão de crédito é uma prática presente na sociedade há muitos anos, mas à medida que sua operação evolui, os desafios também se renovam. Assim, enquanto estreitam a relação com seus clientes através do uso de novas tecnologias, as empresas precisam lidar com novos obstáculos que limitam a eficiência na análise e formalização do crédito.

Os maiores desafios estão relacionados à gestão dos dados, pois geralmente, há dificuldades para coletar e realizar a leitura das informações necessárias à tomada de decisão, interpretá-las em consonância com os objetivos estratégicos da instituição e realizar de forma eficiente as projeções e o monitoramento do cenário empresarial. Avançar na automação de processos bancários é a melhor estratégia para superar esses problemas.

Confira os principais desafios da concessão do crédito:

1. Tomar decisões baseadas em informações confiáveis

Apesar de saber quais informações devem ser coletadas para análise da solicitação de crédito, a maioria das empresas não consegue obter uma visualização completa de todo o processo. Isso acaba impactando na tomada de decisões estratégicas confiáveis, pois muitos dados que poderiam apoiá-la são simplesmente ignorados. Quando uma tecnologia é adotada no processo, isso fica muito mais transparente e disponível.

2. Agilidade frente à concorrência

Quando os dados recebidos não são processados com agilidade, o sucesso da operação de concessãode crédito é ameaçado, principalmente em função da concorrência acirrada entre as operadoras. Nas organizações onde a interpretação é manual, a lentidão é mais fácil de acontecer, pois a alta demanda de solicitações sobrecarrega a operação, o que também pode elevar a ocorrência de erros por falha humana. Isso abre espaço para que a concorrência faça a oferta antecipada e ganhe o cliente

3. Garantir a precisão na projeção e no monitoramento da análise de crédito

Projeções são essenciais para qualquer empresa, especialmente àquelas do setor financeiro. Mas diante de certos acontecimentos, tudo o que foi projetado precisa ser revisto. Com a pandemia, por exemplo, quantos negócios tiveram que mudar seus planos? Mas mesmo com analistas competentes, garantir a precisão na projeção e no monitoramento da análise de crédito é desafiador. É necessário, afinal, obter informações relevantes rapidamente para tomar decisões certas. Isso requer, por exemplo, centralização de dados, algo que é difícil de fazer sem o apoio da tecnologia.

4. Dificuldade em escalar quando a operação baseada em pessoas

Quando a operação é centralizada em pessoas, escalar a operação — ou seja, torná-la apta a aumentar ou diminuir a operação de concessão de crédito com velocidade para, assim, atender as oportunidades de mercado — é ainda mais desafiador. Sem a ajuda da tecnologia, torna-se muito trabalhoso movimentar os volumes de concessões em escala e com agilidade, pois os colaboradores ficam sobrecarregados e têm pouco tempo para considerar os dados realmente relevantes para tomada de decisões.

Como uma plataforma de crédito automatizada pode ajudar bancos e instituições financeiras

Entre as soluções inovadoras que podem ajudar as empresas na concessão de empréstimos, a plataforma de automação é uma das mais importantes. Ao ser implantada, contribui para elevar a performance da esteira de crédito da sua instituição e eliminar processos manuais obsoletos.

As etapas de captura, validação e gestão de documentos são digitalizadas, garantindo mais agilidade, rapidez e segurança aos processos. Com isso, o time de backoffice também obtém mais diligência nas aprovações e análises documentais.

Uma plataforma de crédito solicita imagens dos documentos do cliente, extrai as informações — comparando os dados captados com sites externos — e as insere automaticamente em formulários de cadastro, facilitando, assim, a concessão de empréstimos e financiamentos. As informações também são verificadas junto aos órgãos oficiais, para evitar qualquer possibilidade de fraude.

Veja como funciona no vídeo abaixo:

https://youtube.com/watch?v=O5ynBjhY_zk%3Ffeature%3Doembed

O Open Banking também pode facilitar o processo a concessão de crédito

Bancos e instituições financeiras podem se beneficiar do Open Banking para agilizar a concessão de empréstimos. Esse sistema de compartilhamento de informações financeiras facilita o acesso a informações novas e pertinentes dos clientes, assim como o enriquecimento desses dados de forma contínua. Assim, sua organização pode definir uma política de crédito mais segura e classificar o perfil dos clientes de maneira mais precisa. A previsibilidade, portanto, é um dos benefícios da adesão.

A automação inteligente reduz erros, otimiza processos e a produtividade dos seus colaboradores. Conheça todos os seus benefícios no infográfico

Impulsione sua esteira de crédito com a Stoque

Nossa plataforma de automação de crédito conta com recursos para orquestração digital de ponta a ponta, captura, extração e validação de dados automatizados e replicação de padrões de sucesso  e aprendizado contínuo

Ao implantar a solução, um dos nossos clientes conseguiu escalar a operação em 712% em apenas 3 dias, diante do aumento da demanda oriunda da aprovação da margem consignável anual.

Conheça a plataforma de automação de crédito da Stoque e otimize a performance na sua carteira de crédito.

Publicado originalmente em Stoque.

Share This Post

Post Comment