A fornecedora de tecnologia de backups Acronis divulgou nesta semana os resultados de uma pesquisa anual que busca entender o mercado corporativo de soluções em tecnologia da informação. O estudo de 2013 tem foco na consumerização ou BYOD (quando funcionários levam aparelhos próprios para trabalhar), bem como no uso de sistemas virtualizados e recursos in-house e na nuvem -- ou uma mistura entre os dois formatos.
A segurança é um problema para as empresas que participam do fenômeno do BYOD. Apenas 21% das companhias entrevistadas podem executar comandos para apagar todos os dados de dispositivos móvel, em caso de perda ou roubo, para garantir a segurança das informações corporativas. Além disso, apenas 31% das companhias exigem o uso de senhas em smartphones e tablets.
Segundo o estudo, ou as empresas não possuem políticas para o BYOD, ou não fiscalizam suas próprias regras. Isso também é parte da tendência de que as companhias não têm normas para proteger dados em nuvens públicas. Apenas 27% afirmaram que possuem políticas para atender ao fenômeno; 20% não possuem regras para dispositivos móveis; 47% planejam um conjunto de normas; enquanto 6% disseram não saber.
80% dos entrevistados não haviam treinado suas equipes para entender os riscos de segurança do vazamento de informações corporativas no caso de perda de notebooks e dispositivos móveis.
O uso de computadores da Apple aumentou, sendo que 65% afirmaram que suas empresas terão suporte a Macs nos próximos 10 meses e 75% indicará que isso ocorrerá dentro de dois anos.
Via ZDNet
https://www.zdnet.com/practicing-safe-byod-7000018671/