Embrapa conta com participação da Associação Brasileira de Automação em aplicação de padrões GS1

Embrapa conta com participação da Associação Brasileira de Automação em aplicação de padrões GS1

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil passa a integrar o grupo de convidados externos para a construção do novo Plano Diretor da Embrapa – o VII PDE. A partir de agora, a entidade pretende contribuir com a Embrapa no desenvolvimento de pesquisas de sistemas de automação, além de promover padrões GS1 de identificação em produtos agrícolas com a finalidade de aumentar a qualidade dos alimentos produzidos no país e garantir a segurança do consumidor.

De acordo com João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “a automação bem orientada proporciona o diferencial competitivo a todos os empresários, pois racionaliza processos, eleva a produtividade e diminui custos”. Na agricultura, os padrões GS1 – os códigos de barras são os mais conhecidos – dão início à identificação única e inequívoca de cada produto do campo, proporcionando processos orientados à rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento, desde o produtor até o consumidor. Como exemplo, Oliveira cita casos bem-sucedidos no Brasil na produção de melões, uvas, pimentões amarelo e vermelho.

Há uma parceria da associação com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), cujo resultado foi um projeto para atender pequenos agricultores na criação de um sistema de rastreabilidade em folhas, legumes e vegetais. A exigência da rastreabilidade desses produtos faz parte da Instrução Normativa Conjunta (INC) n° 2, de 08/02/18, da Anvisa e do Mapa, que tem como objetivo garantir a segurança dos alimentos desde a origem até a mesa do consumidor. Outra parceria da entidade é com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Nesse caso, o trabalho deu origem ao selo de importação que identifica cada fardo de algodão exportado e agrega mais valor ao produto.

Share This Post

Post Comment