Adoção de metodologias ágeis deve crescer 35,7% ao ano no Brasil, segundo estudo

Adoção de metodologias ágeis deve crescer 35,7% ao ano no Brasil, segundo estudo

Focada em potencializar a relação entre equipes de produção e clientes, a metodologia DevOps (Desenvolvimento + Operações) tem sido amplamente adotada em empresas de tecnologia que atuam com engenharia de software. Uma pesquisa da CA Technologies apontou que 16% das empresas brasileiras já utilizam esse modelo, posicionando o Brasil em quarto lugar na aplicação do DevOps nos negócios. Segundo o estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços, realizado pela IDC para a ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), DevOps e arquiteturas modernas devem acelerar o desenvolvimento de aplicações, alavancadas pelas demandas de ambientes e recursos em nuvem.

Ainda segundo o mesmo estudo, tecnologias no formato Platform as a Service (PaaS) devem atingir investimento de US$ 425 milhões no Brasil em 2019, o que demonstra aumento na adoção deste tipo de tecnologia pelas empresas do país e, consequentemente, da produtividade obtida com isso.

Especialistas do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomércio — SP afirmam que o profissional brasileiro leva cerca de uma hora para executar o mesmo produto ou serviço que um norte-americano faz em 15 minutos, e um alemão ou coreano em 20 minutos.

O aumento da produtividade possibilitado pela adoção de metodologias ágeis foi um dos objetivos da Paradigma Business Solutions que em 2018, com mais de 20 anos de estrada, iniciou um processo de implantação da metodologia de DevOps em todas as suas unidades de negócio.

A metodologia oferece também ganhos na segurança da informação, o compliance, visto que os processos ficam registrados de forma automatizada e aumenta a confiabilidade do processo. Na Involves, empresa que desenvolve um software de gestão de trade marketing, os times perceberam que é essencial aliar a metodologia a um processo de confiança. Lucas Medeiros, Devops Engineer na empresa, destaca que isso garante independência e potencializa a agilidade dos processos.

A integração contínua é um dos elementos fundamentais para transformação DevOps de uma empresa. Na Cheesecake Labs, que desenvolve aplicativos web e mobile, esse é o principal conceito de DevOps utilizado para otimizar os processos. Ele é aplicado para automatizar o desenvolvimento de um app, melhorando a pipeline de entrega da solução, análises estáticas/qualidades de código, testes etc.

Fonte: https://tiinside.com.br/tiinside/29/07/2019/adocao-de-metodologias-ageis-deve-crescer-357-ao-ano-no-brasil-segundo-estudo-2/

Share This Post

Post Comment