Empresas utilizam IA para oferecer recomendações personalizadas, prever comportamentos de compra e adaptar campanhas de marketing em tempo real
A inteligência artificial está transformando a forma como empresas personalizam a jornada do cliente, utilizando algoritmos cada vez mais avançados para identificar suas necessidades, encontrar meios para direcioná-los à compra e ofertar escolhas de acordo com suas expectativas. Com a aplicação de IA, as empresas conseguem entender melhor os hábitos e preferências dos consumidores, permitindo a criação de experiências mais eficazes e relevantes.
Na área de marketing e vendas, a capacidade de personalizar a experiência do consumidor pode ser um diferencial significativo, principalmente no mercado digital, onde estão milhares de clientes em potencial. De acordo com a McKinsey, empresas que utilizam IA para personalização de marketing aumentam suas vendas em até 30%. A Gartner prevê que até 2025, 80% das interações de marketing serão impulsionadas por IA.
Os benefícios da IA para negócios
De acordo com Renato Torres, empresário especializado em gestão, tecnologia e marketing, a personalização proporcionada pela IA não só melhora a experiência do cliente, mas também impulsiona as vendas, aumentando a probabilidade de conversão e a fidelização, seja para seu produto ou serviço. “A utilização da IA permite que as empresas ofereçam um atendimento mais proativo, respondendo rapidamente às necessidades e preferências dos clientes”, revela.

Para o especialista, a adaptabilidade no mercado pode manter negócios relevantes mesmo em um ambiente de constantes mudanças. “Empresas que adotam a IA estão se posicionando à frente do mercado. A capacidade de adaptar rapidamente as estratégias com base em dados em tempo real não só atende melhor os clientes, mas também permite que as empresas sejam mais eficientes e competitivas”, explica.
A IA possibilita que marcas e companhias analisem grandes volumes de dados rapidamente, identificando padrões que seriam imperceptíveis em casos normais. “Isso se traduz em recomendações de produtos mais precisos e campanhas de marketing direcionadas, que aumentam a relevância das comunicações com os clientes. À medida que a tecnologia continua apresentando novas soluções, é provável que vejamos ainda mais inovações nesse campo, com a IA desempenhando um papel cada vez mais central na personalização da jornada do cliente”, finaliza.
Imagem: ipopba