Valid inicia emissão do novo RG no Rio Grande do Sul

Valid inicia emissão do novo RG no Rio Grande do Sul

O fluxo de modernização dos documentos de identificação segue em crescimento no Brasil. O novo modelo de carteira de identidade (CIN) começa a ser emitido hoje (26/07), no estado do Rio de Grande do Sul. Produzido pela Valid S.A, maior empresa de identificação do país, em parceria com o Instituto Geral de Perícias (IGP/RS), a ação marca o início do projeto de padronização da Identidade Nacional.

Uma das novidades do novo documento é que o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) funcionará como registro geral, único e válido para todo o país.  Haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.

“Estamos felizes com o início do projeto, pois reforça nossa posição de vanguarda para uma identificação cada vez mais segura para a população. Toda a modernização será́ feita de forma gradual e gratuita”, ressalta Ilson Bressan, Diretor da Valid ID.

Outro ponto importante do projeto é que os novos modelos contam com um QR Code, que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão, facilitando a identificação da autenticidade do documento para detectar possíveis furtos ou extravios, por exemplo. Com essas mudanças, a Identidade será́ o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo.

O Novo RG estará disponível nas versões física e digital. A física, em papel (gratuita) ou em policarbonato será a forma de assegurar cidadania aos brasileiros que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já́ a versão digital poderá ser obtida pelos aplicativos RG Digital de cada Instituto de Identificação ou pelo Gov.Br, sempre após a emissão da carteira física.

Segundo o cronograma já divulgado pelo Governo Federal, os próximos estados a se adequarem ao modelo de identificação civil serão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Já os demais estados estarão aptos a emitir o novo modelo até́ março de 2023.

Share This Post

Post Comment