Jornada Colaborativa lança o livro Jornada RPA e Hiperautomação com a editora Brasport

Jornada Colaborativa lança o livro Jornada RPA e Hiperautomação com a editora Brasport

A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que compartilha experiências através de livros colaborativos e palestras, no qual todo lucro obtido é doado para instituições de apoio à comunidade.

Tudo começou com um sonho de compartilhar conhecimento através do livro "Jornada DevOps", escrito por 33 autores da comunidade, usando a cultura colaborativa e automação.

Conversamos com o Professor Antonio Muniz, fundador da Jornada Colaborativa, sobre a iniciativa e o lançamento do livro "Jornada RPA e Hiperautomação", primeira publicação nacional que trata o tema automação inteligente de processos de forma holística e estratégica, essencial para líderes e especialistas de tecnologia, processos e Transformação Digital de todos os mercados.

Na obra, é iniciada pela história da automação robótica de processos, a chegada da robotização como meio para automação de processos de escritório, as diferentes tecnologias que podem compor o conceito da Hiperautomação, boas práticas para construção de um ciclo de vida de robotização de sucesso, modelos e formas de organização do Centro de Excelência, métricas e indicadores, e cases de grandes empresas que adotaram essas tecnologias como diferenciais em seus negócios. É um conteúdo rico e único, com qualidade exemplar.

REVISTA ABEINFO - Como foi a decisão de fazer este livro?
ANTONIO MUNIZ - O livro RPA e hiperautomação cobre uma lacuna de publicação no mercado brasileiro para essa tema tão importante para o sucesso da transformação digital com processos inteligentes.

RA - Quantos autores estiveram envolvidos?
AM – Tivemos 42 autores com variadas experiências que somaram a inteligência coletiva do mercado brasileiro. Como é um grande desafio manter a alta qualidade no resultado final deste trabalho colaborativo com dezenas de pessoas, eu sempre convido uma pessoa que admiro para liderar o time e a Ana Cláudia Rodrigues fez este papel com maestria neste livro. Contamos também com a participação do Leonardo Martins e do Gilberto Strafacci no time organizador e curadoria técnica. Destaco também a participação da Editora Brasport que tem 26 anos de experiência com grandes lançamentos no mercado brasileiro.

RA - Qual a proposta do Livro?
AM - Unimos grandes referências do mercado que compartilharam forte base conceitual e experiências reais para contribuir com as pessoas que estão na jornada RPA em suas organizações.

RA - Porque um livro sobre RPA e Hiperautomação?
AM - Muito se fala que os robôs estão roubando o trabalho das pessoas, mas também tem muitas atividades repetitivas que não usam o potencial criativo do ser humano. O livro permite unir o potencial dos robôs com a natureza humana para gerar valor para clientes e sociedade.

RA - Quais os planos para as próximas publicações?
AM - O livro RPA é a nossa publicação de número 20 e já temos 2 novos lançamentos confirmados em 2022:
22 e 23/09: Lançamento do livro 21: Jornada da Experiência do Cliente com grandes executivos e especialistas. Evento presencial em SP e transmissão para todo o Brasil em parceria com o instituto HDI.
30/09 e 01/10: Lançamento do livro 22: Jornada da Transformação Digital no Brasil com grandes executivos e especialistas. Evento presencial em SP e transmissão para todo o Brasil em parceria com o Banco PAN.

RA - Como você avalia a produção desse tipo de conteúdo aqui no Brasil? Ainda é necessário recorrer à literatura estrangeira ou já produzimos conteúdo suficiente que atenda a nossa demanda?
AM - Já temos muitas referências brasileiras em tecnologia e RPA e penso que a mistura com as práticas do mercado internacional fortalece nossa inteligência coletiva. Costumo mencionar nas minhas palestras e workshops que é importante saber adaptar as práticas que vem de fora porque temos particularidades no Brasil. Um exemplo clássico é que não basta copiar as Squads do “modelo” spotify com profissionais altamente qualificados sem considerar a falta de profissionais capacitados em tecnologia no Brasil.

RA - A Jornada Colaborativa começou com um sonho de compartilhar conhecimento através do livro 'Jornada DevOps', escrito por 33 autores da comunidade, usando a cultura colaborativa e automação. Poderia falar como foi a experiência desde então?
AM - O livro DevOps foi um grande experimento colaborativo que me ajudou a concretizar o sonho do primeiro livro depois de 13 anos sonhando com esse objetivo. Chegaremos em 30 livros lançados até 2023 e geramos grandes amizades e aprendizados para milhares de pessoas que participam da nossa iniciativa.

RA - Além de disseminar conteúdo, as palestras arrecadam fundos para instituições de apoio à comunidade, no caso a Jornada do Bem? Poderia nos falar dessa iniciativa?
AM - Temos grande orgulho de receber o apoio de mais de 100 empresas e comunidades para eventos que já proporcionou a doação de R$ 428 mil para instituições carentes. Além disso, fazemos mentoria e distribuição de livros para pessoas que estão em busca de recolocação.

RA - Gostaria de complementar algo?
AM – Considerando que a ideia da escrita colaborativa surgiu espontaneamente com a grande receptividade em uma palestra que fiz na Puc Minas em 2018, imagine o que podemos fazer quando as pessoas estão genuinamente engajadas nas empresas? Convido todos para entrarem nessa Jornada porque juntos somos mais inteligentes e transformamos mais vidas!

Para saber mais sobre a Jornada Colaborativa, acesse: https://jornadacolaborativa.com.br/

Share This Post

Post Comment