Provedor melhora receita com rádio licenciado

A CTI Soluções Corporativas em Conectividade anunciou um plano de evolução de sua estrutura de rede para atingir a capacidade de transmissão de 1 Gigabit por segundo, com base na tecnologia Ceragon de rádios digitais para operação em faixa licenciada. Há cerca de cinco anos, a CTI já vem empregando com sucesso a família de rádios FibeAir IP-10E para entregar serviços com SLA para cerca de 800 clientes empresariais que assinam os seus serviços.

O portfolio da CTI abrange desde o acesso de banda larga até serviços gerenciados de segurança, contingência, balanceamento de carga e co-location de servidores para aplicações de data center.  De acordo com Carlos Bernardi, diretor da CTI, a opção de empregar preferencialmente o rádio digital, em lugar do uso de fibras, na implementação de sua rede, vem sendo uma das chaves do sucesso da CTI desde sua fundação há cerca de 20 anos.

“Desde o início das atividades como provedor, nossa avaliação era a de que o alto custo de linhas alugadas das operadoras iria inviabilizar nossa competitividade frente aos grandes provedores de massa por uma questão de escala”, afirma Carlos Bernardi. Segundo ele, o custo mensal de um enlace alugado é compatível com o valor da prestação de um rádio digital, cuja amortização ocorre em certa de três anos. “Felizmente, equipamentos licenciados de tecnologia avançada, como é o caso dos rádios da Ceragon, já apresentam base de custo acessível a provedores de qualquer porte”, assinala Bernardi.

Share This Post

Post Comment