O Show do ECM no Brasil

O maior evento sobre Enterprise Content Management (ECM) na América Latina acontecerá em São Paulo, nos dias 28 e 29 de Setembro, no Sheraton WTC e reunirá os maiores nomes da área nesse encontro histórico. 

[private] O mercado de gestão de informações está diante de uma mudança de patamar. Há anos o mercado brasileiro e latino-americano tem acompanhado as mudanças que a Tecnologia da Informação tem trazido a reboque de outras inovações tecnológicas no dia-a-dia das corporações.

Visando atender as necessidades da nova classe de trabalhadores que se formou nas companhias nacionais e multinacionais a Guia Business Media, empresa responsável pela primeira revista sobre o tema para o Brasil, Document Management, está promovendo o primeiro encontro entre os principais players do mercado mundial e os profissionais da informação - o ECMShow 2010.

O evento terá lugar em São Paulo, maior centro econômico do país, no Sheraton WTC, durante os dias 28 e 29 de setembro.Serão 50 seções técnicas e estratégicas distribuídas nos dois dias do encontro em três auditórios. O evento conta com 26 patrocinadores, entre as mais renomadas empresas do mercado de TI e estima-se uma média de 2 mil participantes entre visitantes e congressistas, durante os dias do encontro.

No auditório principal espera-se mais de 400 executivos C Level (CEO, CIO, CDO, CFO, COO etc) das principais e mais relevantes empresas nacionais e latino americanas e dos mais distintos segmentos de atuação da economia, para uma discussão ampla e estratégica com vistas as várias interfaces do ECM nos negócios.

Entre os keynotes convidados estão Atle Skjekkeland, vice-presidente da AIIM; Alan Pelz-Sharpe - analista internacional do mercado de ECM do The Real Story Group; Pamela Doyle diretora e porta-voz da Fujitsu Computer Products of America e membro do board da AIIM; Eugene Roman - Chief of Technology Officer da Open Text: Donald Feinberg vice-presidente de pesquisas do Gartner entre outros

Ainda faz parte da agenda do auditório principal os Talk Shows com moderação de Walter Koch, especialista e consultor do mercado de ECM que debaterá com convidados os Fatores críticos para implantação de projetos de ECM;  Professor Francisco Paletta Diretor da Faculdade de Computação e Informática da FAAP que conduzirá o debate sobre a Legalidade dos Documentos Digitais  e o encerramento do evento que contará com a moderação de Heródoto Barbeiro e convidados que falarão sobre o tema Sustentabilidade no Mundo Corporativo.

Nas salas de Show Case, os participantes terão a oportunidade de vivenciar na prática os mais diferentes estudos de caso, implantação de projetos e desenvolvimento de ferramentas de ECM.

Além disso, o evento também terá uma exposição simultânea com a presença das mais relevantes empresas do setor com seus mais recentes lançamentos.

O evento traz uma  agenda estruturada e diferenciada que permite aos participantes interagirem e oferece os benefícios mais adequados aos negócios, por meio dessa mescla de conteúdo e oportunidade de network.

Pela primeira vez, reunidos no Brasil, especialistas de várias partes do mundo discutirão com um público altamente selecionado sobre o Estado da Arte do Enterprise Content Management, na América Latina.

 

O Estado da Indústria do ECM

Abrindo o primeiro dia das apresentações está Atle Skjekkeland, vice-presidente da AIIM (Association for Information and Image Management).

Em sua apresentação ele mostra como isso impacta as organizações, e também explicará como “oito forças destrutivas” estão atualmente transformando a indústria de Gestão de Conteúdo. Também com o intuito de mostrar o trabalho da AIIM. De acordo com Skjekkeland, as informações são um capital, um bem, “conhecimento é poder, o que significa aumentar o foco do trabalhador da informação em um mundo eletrônico. Mídias sociais já começaram a  influenciar como os empregados estão conectados uns aos outros, e soluções como iPhone, Facebook e Twitter mudaram as perspectivas dos negócios quanto à funcionalidade e usabilidade. Os trabalhadores da informação precisam de soluções simples e avançadas como na série Star Trek, e mais, nos próximos anos veremos um novo modelo de trabalhadores para os negócios da informação e seus usuários”, argumenta o vice-presidente da AIIM.

A importância do ECM

Outro grande nome da área da pesquisa e análise do mercado global do ECM, Alan Pelz-Sharpe é o convidado internacional que fará a abertura do segundo dia do evento.

“Para os profissionais do ECM no mundo, o Brasil e a América Latina têm um fascínio especial. Não só por se tratar de  mercados importantes no mundo, mas como importante fonte de tantas boas práticas. Estar no ECMShow 2010 em São Paulo representa minha terceira visita ao Brasil, e desde as fases iniciais do planejamento deste evento, até agora às vésperas de sua realização, estou animado sobre o que vou encontrar. A variedade e a qualidade dos oradores da conferência, significa que será um dos eventos mais importantes dentro do seu gênero em nível mundial”, comemora Sharpe.

“Eu tenho falado e visitado conferências ECM,  por muitos anos, e durante esse tempo meu foco manteve-se relativamente constante no que é meu interesse pessoal, que é a  dinâmica do mercado e suas mudanças, a fim de garantir que os compradores de tecnologia de ECM comprem a tecnologia certa, pelo preço certo, o tempo todo. Por isso,  estou muito feliz de falar e poder compartilhar com vocês minha experiência em São Paulo”, ressalta o analista , “Na quarta-feira 29 de setembro, terei o privilégio de fazer a palestra de abertura sobre o tema “Tendências e Evolução do Mercado de ECM. Minha esperança é fazer com que esta sessão seja acessível e interessante, que ofereça uma visão profunda sobre o que pode ser uma área complexa e confusa de tecnologias e práticas de negócios. Vamos explorar as grandes empresas como Oracle, Open Text, EMC e IBM e com seus produtos  diferenciados, contrastando-os com o vasto leque de pequenos  e competentes fornecedores especializados. Vamos ter tempo para explorar os fenômenos do Microsoft SharePoint e como essa tecnologia está afetando as decisões, tanto na compra  quanto na prática de gestão de informação. Na conclusão você deverá ter um aprofundamento e uma compreensão crítica e independente de como o ECM está sendo usado e jogado em fora todo o mundo”, reforça Sharpe.

Além disso, o analista também  fará uma apresentação sobre o ROI (Return on Investment) dentro das possibilidades do ECM. “Sei que a nossa empresa tem muitos leitores e clientes na América Latina, e eu apreciarei profundamente minha estada aqui, como em minhas visitas anteriores. Gostaria de pedir ao leitores, para comparecerem a qualquer uma das palestras ou  para ver este show. Espero encontrar todos vocês e trocar ideias para que todos nós possamos progredir com o ECM”, finaliza.

O papel do ECM

Pamela Doyle, diretora e porta-voz da Fujitsu Computer Products of America e membro do board da AIIM, fará uma das principais apresentações desse encontro. Segundo a especialista, em ECM  é extremamente importante por causa do papel que desempenha nesta época de mudanças. A necessidade de mudanças em todo o mundo está criando uma maior necessidade de gerenciamento de conteúdo, incluindo imagens de documentos e o componente crítico da captura dessas informações.

“Existem muitos tipos de reforma. Não me refiro à reforma de saúde para reduzir os custos dos cuidados de saúde e melhorar a qualidade da assistência ao paciente. Não é a reforma dos governos para reduzir os custos de acesso à informação crítica e para agilizar o processo legislativo. Não é a reforma ambiental para reduzir os custos da nossa dependência do papel e assegurar a sustentabilidade social”, reforça.

Nesta sessão a executiva compartilhará as últimas tendências para que as organizações venham a abraçar o ECM  e resolver essas demandas imperativas para a estratégia, com ênfase na sua aplicação para reduzir custos nos processos de negócio.

“O Retorno do Investimento (ROI) já influenciou vários estudos de caso que serão explorados para justificar o papel e do ECM nos processos em geral”, assegura Pamela Doyle.

Mobilidade e ECM

“Participar de um evento como ECMShow é sempre uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo um grande prazer, pois a tecnologia é um grande bem de uma empresa, para seus negócios, para a sociedade”, assegura Eugene Roman, Chief of Technology Officer da Open Text, um dos keynotes do evento. Segundo ele, ser um dos keynotes do evento implica em ser responsável para auxiliar o mundo a dar um passo adiante. “Cada vez que há uma mudança no patamar de informação com público é uma oportunidade para colaborar e ter novas idéias, novos pensamentos e isso acontece de ambos os lados, assim todos ganham nesta troca”, diz.

O que você não pode deixar de ver :

  • A Fujitsu, levará ao ECMShow sua linha de scanners de documentos, e sua tecnologia que se destaca como: o dispositivo de alimentação de documentos; a detecção Inteligente de Multialimentação; o recurso de Proteção do Documento em caso de atolamento e o recurso de realinhamento de imagem de documentos digitalizados;
  • A Kodak convida para apresentação dos últimos lançamentos em scanners. Serão destaques os scanners de rede, departamentais e de produção. Filmes e químicos utilizados nos equipamentos de microfilmagem também estarão em exposição. Além disso, mostrará as tecnologias para preservar, armazenar dados e documentos a longo prazo;
  • A SML apresenta no evento o ECM/GED e BPM em SaaS, como  sua principal novidade. A plataforma de negócios SML e-Content, focada em SaaS (software como serviço) é direcionada a clientes que precisam de solução de ECM e BPM. Baseada no conceito SaaS, a solução é indicada para organizar todo o conteúdo de informações baseadas em documentos, circular documentos em processos, integrar filiais, clientes e fornecedores bastando estarem conectados à internet. Sua participação no ECMShow 2010 também marca o aniversário da empresa, fundada em 1995;
  • A ATS Tecnologia está pronta para demonstrar o processo de racionalização de arquivos físicos, procedimentos de controle e temporalidade, além de projetos de digitalização de acervo, com exposição de cases reais de sucesso;
  • A PRODimage vai mostrar como utilizar a captura descentralizada, com transmissão de dados via web. Para quem busca legalizar seus documentos digitais, a empresa tem um portfólio completo de ferramentas que visam auxiliar em todo tipo de perfil de produção;
  • A linha de produtos BookDrive Atiz é composta de ferramentas inovadoras para digitalizar livros encadernados e jornais. Além disso, a solução pode criar e-Books em uma variedade de formatos de arquivos diferentes, incluindo PDF, TIFF ou JPEG;
  • Nesta primeira edição do ECMShow, a Lab245 demonstrará o poder e a flexibilidade do Folder245Flow no desenvolvimento de aplicações para web. Aplicações de ECM e BPM também serão mostradas com todas as novas funcionalidades da família de produtos Folder245;
  • A Tecnoset com um portfólio abrangente, que compreende desde Outsourcing de Impressão, Document Imaging, GED, ECM, Storage, DLP, NF-e, Impressão Térmica, Coletores até Outsourcing de PC´s e Infraestrutura de Redes, os participantes teráo a oportunidade de conhecer e interagir com as soluções da empresa, bem como conhecer aplicações específicas para várias verticais;
  • Uma das apoiadoras do evento é a Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD) Como representante e divulgadora de tecnologias em seu estande no ECMShow os participantes poderão conhecer as mais novas e inovadoras práticas do mercado de Gestão Documental;
  • A Montreal Informática mostrará durante o evento os principais produtos e cases de seu portfólio. Destaque para os sistemas de automação do processo de captura, processamento e armazenamento de notas fiscais, alem de velocidade ao processamento de dados eletrônicos extraídos automaticamente de documentos físicos, em uma plataforma amplamente integrada com os sistemas de ERP em uso por seus clientes;
  • A P3Image participará do evento, trazendo o que há de melhor para guarda, preservação e distribuição de suas informações. Como parte integrante de nossos serviços, a P3Image disponibiliza digitalização, guarda simples e guarda gerenciada de documentos, formalização de contratos, organização arquivista, guarda na Web e guarda de mídias em sala cofre, além do softwares;
  • O Information Intelligence Group (unidade de inteligência da informação) da EMC oferece soluções de gerenciamento de conteúdo corporativo, arquivamento, conformidade e descoberta eletrônica que permitem aos seus clientes usufruir ao máximo a sua informação que os usuários precisam para expandir os negócios;
  • A Alfresco e a Infused Solutions vão apresentar no ECMShow 2010 a suíte ECM Open Source. Será mostrado na exposição como se pode utilizar o Alfresco para sites internet, extranet e intranet. Utilizando funcionalidades nativas como a biblioteca de documentos, blog, wiki, fórum, lista de dados que podem fazer a gestão de conhecimento, ter colaboração, gerenciar projetos e ter bases de conhecimento. O módulo de Gestão Arquivística permite o gerenciamento de registros eletrônicos e físicos conforme o Conarq. Além disso a versão 3.3 do Alfresco mostra novas funcionalidades e interface do Sharepoint, integração com IBM Lotus, CMIS;
  • No evento a Metrofile, empresa de BPO na Gestão da Informação, estará apresentando suas soluções para Gestão de Processos, Documentos e Arquivos. Com foco em formalização de propostas e contratos, análise e processamento de documentos e informações, guarda e gestão de documentos ativos e inativos. e modelagem de processos de negócios e aplicação de tecnologia de BPM/ECM em processos de BPO;
  • A Iddeia oferece soluções flexíveis para a melhora dos processos das empresas de qualquer tamanho ou segmento, nas tecnologias de impressão, digitalização, armazenamento de dados e backup, provendo um fluxo completo no Gerenciamento Eletrônico de Documentos, excelente taxa de retorno de investimento e melhoria da produtividade nos negócios;
  • O Grupo StorE estará apresentando no evento além de todo o seu portfólio de guarda e gestão documental duas novas ferramentas  o DnaTape que utiliza a tecnologia de Rfid´D – para o controle de documentos em papel em qualquer tecnologia de impressão, encadernamento ou armazenamento, permitindo que 20 mil documentos em uma única caixa sejam lido em segundos sem erros ou necessidade de se abrir a caixa;
  • A Epson estará presente à exposição do ECMShow com toda a sua linha de scanners profissionais, com destaque para a linha Workforce  com os modelos GT-1500, GT-S80 e GT-S50. Todos os equipamentos foram idealizados para a utilização em empresas que procuram descentralizar a função de digitalização nas respectivas organizações. Oferecem alta velocidade de digitalização e funcionalidades de imagem avançadas para digitalizar todo o trabalho administrativo da maneira mais eficiente, sem comprometer a facilidade de utilização;
  • A Tecmach, empresa especializada em outsourcing de impressão e gestão de documentos estará mostrando no evento um novo software para integração no processo de WorkFlow. Além do benefício de redução de impressão, o software permite que esses relatórios sejam convertidos em dados e se integrem com o sistema de RP das empresas. Essa solução evita etapas separadas, conversões para acesso aos diversos programas utilizados para se efetuar cada etapa do processo. Esse tipo de integração reduz, também, a incidência de erros ou perdas por conflitos entre os diversos programas utilizados no processo, anteriormente padrão;
  • A Open Text do Brasil participará do ECM SHOW 2010 apresentando o Open Text ECM Suite, que é capaz de gerenciar todos os tipos de conteúdo corporativo, incluindo documentos de negócios, registros vitais, conteúdo Web, ativos digitais (imagens, áudio e vídeo), e-mail, formulários, relatórios entre outros arquivos. A suíte promove também a colaboração e serão também demonstradas a integração com SAP e com sistema Right Fax;
  • A Recall expõe seu portfólio de soluções de guarda e gerenciamento de documentos no ECMShow 2010. Atestada pela Certificação ISO 9001:2008, pioneira no lançamento das mais modernas tecnologias globais no mercado brasileiro, a empresa atua em todo o ciclo de vida da informação. A Recall integra o grupo australiano Brambles, que tem aproximadamente 300 centros de operações, nos cinco continentes, operando em mais de 20 países e atendendo a cerca de 80 mil clientes no mundo todo;
  • A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com mais de 190 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países. Combinando experiência, conhecimento sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, levará aà mostra como pode colaborar com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance;
  • A IntraLinks fornece soluções sob demanda a empresas para colaboração, comunicação e intercâmbio de informações críticas dentro e fora da organização. O IntraLinks Exchanges, sua solução personalizada para a área de trabalho, facilita a troca de informações críticas, a cooperação e a gestão do fluxo de trabalho dentro e fora da empresa.  A plataforma da IntraLinks apresenta capacitações avançadas que elevam a produtividade e a eficiência;
  • A Xerox atua no mercado mundial comprometida com inovações.No evento ECM Show 2010, vai demonstrar soluções importantes soluções como o SmartDocument Travel ( digitalização para multifuncionais); o DocuShare  (plataforma de gestão de conteúdo) e o EIP – Extensible Interface Platform (solução  que permite o acesso das MFP diretamente a um banco de dados). Além das soluções a companhia levará seus equipamentos utilizados para demonstrar vários tipos de aplicações.

Oito razões que sua empresa estrategicamente precisa para gestão da informação:

  1. A onda de informação - estamos vivendo a era da sobrecarga de informações;
  2. Computação onipresente - computadores e celulares inteligentes estão em toda parte;
  3. Socialização - Se não está,  quando sua empresa vai implementar um software social?
  4. Colaboração sem governança é um desastre - o que podemos aprender com nossos discos compartilhados?
  5. A era da simplicidade - o pessoal não quer somente soluções inteligentes;
  6. O tempo de sutentabilidade está por vir - a importância da responsabilidade social corporativa;
  7. Você não pode fazer isso manualmente - você precisa de soluções inteligentes para sobreviver;
  8. A falta de gerenciamento de riscos está crescendo - você precisa mudar!
    (fonte: AIIM) [/private]

 

Share This Post

Post Comment