Outsorcing chega à indústria de forma sustentável

A Galvão engenharia é uma construtora que faz parte do Grupo Galvão que atua na prestação de  serviços de engenharia e construção para setores da infraestrutura no Brasil e no exterior, tais como óleo e gás, energia elétrica, infraestrutura rodoviária, aeroviária, portuária, ferroviária e urbana, além de saneamento básico e construção industrial.

Márcio Nasser, CIO da Galvão Engenharia

[private] Parceiras desde 2006, quando iniciou a instalação dos primeiros equipamentos de impressão na matriz da construtora, em São Paulo, a Construtora e Simpress, empresa provedora de outsourcing de impressão e responsável pela distribuição da marca Ricoh no Brasil, iniciaram um projeto especial de outsourcing.

Com o tempo, o serviço que inicalmente era restrito à matriz , tornou-se mais especializado e estendeu-se aos demais escritórios, as filiais e também para os escritórios montados em canteiros de obras da construtora, espalhados por todo o Brasil.

Havia uma necessidade especial na construtora visto que além das atividades próprias da empresa com relação as demandas de impressão havia também uma grande demanda nas filiais e escritórios remotos.

O projeto já engloba cerca de 90% das obras realizadas pela construtora e inclui equipamentos de alta tecnologia, especializados para impressão de grande formato (ploters), de acordo com a necessidade da área de engenharia. Além de softwares de controle e bilhetagem, que realizam todo o gerenciamento dos parques de impressão, por meio da fiscalização da emissão de papéis, do controle de insumos e da manutenção preventiva por parte da Simpress.

A solução inclui impressoras de alta e baixa produção para as áreas contábeis, financeiras, administrativas e de marketing da construtora, com a possibilidade de imprimir em alta qualidade no caso de propagandas ou folhetos informativos.  Além disso, a tecnologia funciona de maneira sustentável, já que a Simpress realiza processos de coleta e descarte de toners de maneira responsável e promove campanhas de conscientização interna para os profissionais da empresa sobre a otimização dos recursos e a impressão inteligente no ambiente de trabalho.

“A solução da Simpress interfere diretamente no cotidiano de nossos profissionais, que passaram a observar uma maior qualidade nas impressões e aprenderam a utilizar os recursos de maneira sustentável”, ressalta Márcio Nasser, CIO da Galvão Engenharia e gestor do contrato.

Hoje a construtora já observa os resultados do projeto, que permite impressão de documentos, propostas e editais com alta velocidade e segurança departamental, além de plantas em largo formato e uma melhor qualidade de visualização e de cópias, além de desonerar os engenheiros, que não precisam mais se preocupar com o gerenciamento do parque de impressão

De acordo com CIO da Galvão, o maior benefício do outsourcing de impressão realizado pela Simpress é a desoneração dos profissionais da empresa, que não precisam mais se preocupar com a manutenção das impressoras. “Deixamos a área de impressão nas mãos de profissionais especializados nessa atividade e assim, nossa equipe interna teve um ganho considerável de tempo pra se concentrar em ações relacionadas ao nosso próprio negócio”, afirma.

Segundo Vittorio Danesi, diretor-presidente da Simpress, foi realizada uma análise completa dos negócios da construtora e com esses resultados o projeto foi delineado de acordo com as necessidades de cada ponto de atividade da empresa. “Percebemos que os profissionais da área de construção não podem perder tempo com a configuração e manutenção da área de impressão, pois o ritmo de trabalho é muito acelerado nesse segmento. Além disso, os prazos são indefinidos, devido a diversos imprevistos recorrentes nos ambientes de obras e relacionados aos projetos de engenharia. Por isso, ficamos responsáveis por toda a gestão de impressão, inclusive preparamos ambientes seguros para o manuseio de documentos confidenciais, no caso de projetos ou licitações sigilosos e também propomos contratos flexíveis, que começam e terminam de acordo com o andamento de cada obra, sem a aplicação de multas”.

A fim de dar continuidade ao projeto de gestão de documentos a empresa optou pela instalação da plataforma Sharepoint  que além para facilitar a localização de arquivos permite o compartilhamento de informações e tem na colaboração seu maior apelo para os negócios da empresa.

“Estamos continuamente estudando as necessidades futuras da companhia no tocante ao sistema de impressão dos documentos deverá facilitar o manuseio e a organização de papéis dentro dos escritórios e das obras, trazendo ainda mais produtividade à companhia”, finaliza Danesi. [/private]

Share This Post

Post Comment