Preocupação Ambiental

Comprometida com a redução do impacto ambiental em todas as fases do ciclo de vida de seus produtos que vai desde a fabricação, passando pela distribuição e até o seu respectivo descarte, a Lexmark tem investido milhões de dólares, anualmente com o objetivo de encontrar soluções inovadoras em design para melhorar, não só a funcionalidade e o valor dos produtos, mas seus atributos ambientais. A Lexmark está comprometida com o aspecto da sustentabilidade que uma das mensagens que divulga no mercado “Print less, Save more”, que denota a sua preocupação com o meio ambiente, com uma solução de impressão mais racional e com os aspectos de reciclagem de seus produtos. 

[private] “Quando falamos com as empresas sobre as suas prioridades ambientais, verificamos que muitas delas têm objetivos comuns: conservação da energia, redução das emissões de gases estufa e dos resíduos. Eles também expressam um forte desejo para tornar suas instalações mais eficientes e  fazer negócios com fornecedores que têm a mesma preocupação”, reitera o CEO da empresa Paul Curlander.

Segundo o CEO, o conceito “Imprimir Menos, Economizar Mais” - que tem sido insistentemente divulgado pela Lexmark -  tem o objetivo de preservar  o meio ambiente e melhorar simultaneamente a eficiência das empresas. “Embora pareça ter objetivos conflitantes, esse conceito pode ser alcançado, com a tecnologia adequada e anos de experiência e dedicação ao assunto. A Lexmark tem provado que isto é possível, otimizando o ambiente de impressão e implementando soluções inovadoras que ajudam a imprimir menos e economizar mais”, reafirma Curlander.

Para ele, o melhor momento para abordar o fim da vida útil de um produto está no início, quando ele está para ser concebido, na seleção de materiais recicláveis, reduzindo o número de partes, limitando a variedade de materiais utilizados, e concebendo produtos com facilidade de desmontagem.

Para isso, a empresa disponibiliza o Programa Lexmark Design for Environment uma parte importante do processo de desenvolvimento de um  novo produto. Para isso a companhia construiu checkpoints específicos para garantir que cada novo produto possa atender às Especificações Ambientais.

O programa foca as seguintes áreas-chaves:

• Diminuição da utilização de Papel e Suprimentos;

• Durabilidade e Escalabilidade do Produto;

• Seleção e substituição de matérias-primas;

• Eficiência energética;

• Acústica;

• Embalagens.

Além disso, a Lexmark realiza a coleta de suprimentos vazios, que segundo o fabricante  é mais do que uma obrigação, com uma atitude ambientalmente responsável que trará benefícios a todos, a empresa criou um programa de recolhimento de cartuchos de toners para clientes corporativos, com a finalidade de conscientizar sobre os impactos ambientais que um cartucho pode causar no planeta, caso seja simplesmente descartado no lixo.

Ao inscrever-se no programa, a Lexmark irá retirar os suprimentos vazios em todo o Brasil sem nenhum custo de transporte e   dará a eles a correta aplicação sem agredir o meio ambiente.

“A correta destinação final dos resíduos dos cartuchos Lexmark representa a tranqüilidade de nossos clientes em relação à sua  responsabilidade ambiental e por isso desenvolve parcerias nos paises onde está instalada para que tal pratica possa ser   implantada”, afirma Curlander.  No Brasil a subsidiaria brasileira mantém acordo com a Oxil, empresa especializada em manufatura reversa. Assim, os equipamentos e suprimentos descartados são desmembrados, o resultado gerado é separado e preparado para reciclagem e ao invés de serem despejados no meio ambiente, voltam a ser matérias-primas para um novo ciclo de produção, mais sustentável.

Números Mundiais:

A Lexmark recicla mundialmente entre 40% e 50% de toners. Mais de 90% do peso de cada cartucho de toner é efetivamente reciclado e transformados em novas matéria primas:

plástico (37%), alumínio (4%), metal ferroso (33%) e papel corrugado  para embalagem (26%). [/private]

Share This Post

Post Comment