A transformação digital é uma prioridade na maioria das empresas que desejam aumentar a sua produtividade e otimizar seus processos.
Segundo a Fundação Dom Cabral, mais da metade das organizações no Brasil faz pequenos investimentos em novas tecnologias.
Apesar disso, 55% das empresas dizem enfrentar desafios relacionados à falta de estrutura e cultura, 28% destacam sua pouca experiência em projetos digitais e 20% têm aversão aos riscos.
Para combater essas adversidades, empreendedores e líderes devem dominar os pilares da transformação digital para saber como implementar novas tecnologias em processos já estruturados. Continue lendo e saiba mais sobre o tema.
Explore os 5 pilares da transformação digital
A transformação digital se apoia em 5 pilares. Saiba mais sobre cada um deles:
Cultura organizacional
A cultura organizacional, basicamente, é formada pelos valores, normas e atitudes que guiam o comportamento de todos os colaboradores e líderes.
E quando essa cultura não é adaptável e inovadora, torna-se impossível ter um processo de transformação digital bem-sucedido.
É essencial que a empresa cultive um ambiente que estimule a experimentação, incentive os colaboradores a saírem do óbvio e facilite a modernização das tarefas e atividades.
Assim, o excesso de burocracia, a padronização excessiva dos procedimentos e a liderança inflexível e categórica devem ser eliminados da organização.
Experiência do cliente
A transformação digital também está apoiada na centralização da experiência do cliente.
Por meio de ferramentas, softwares e tecnologias é possível entender o que os seus consumidores esperam da sua empresa e oferecer o melhor atendimento possível, desde o pré-vendas até o follow-up.
Para isso, você deve criar experiências personalizadas, garantir ferramentas e sites intuitivos e oferecer serviços ou produtos que realmente sejam relevantes.
Processos operacionais
Todos os procedimentos, tarefas e atividades precisam ser modernizados de forma contínua para que a transformação digital realmente aconteça dentro da organização.
É necessário estar atento às novidades do mercado e buscar maneiras de tornar os processos manuais mais rápidos, sem abrir mão da qualidade e precisão.
Assim, os colaboradores podem se dedicar a funções estratégicas, que realmente exigem habilidades humanas, como criatividade, inovação e dinamismo.
Inovação tecnológica
A transformação digital está diretamente relacionada com o investimento em tecnologias estratégicas e adequadas para cada negócio.
Isso quer dizer que se deve levar em consideração o grau de maturidade digital, o nível de conhecimento do time e as necessidades da empresa para evitar que os investimentos feitos virem prejuízo.
Faça um bom planejamento considerando todos os pontos citados acima para escolher e implementar as tecnologias ideais para o momento da sua organização. A tendência é que, com o tempo, o seu time evolua e tecnologias mais avançadas sejam implementadas.
Cultura de dados
A tomada de decisão baseada em dados é um pilar fundamental da transformação digital.
As empresas devem estabelecer uma cultura que incentive a coleta, a análise e o uso de dados para tomar as melhores decisões, o que envolve decisões relativamente simples, como controle de estoque, até questões complexas, como criação de metas a curto, médio e longo prazo.
Desse modo, a OSAS pode ajudar você a implementar uma estratégia de transformação digital.
Nós desenvolvemos soluções em nuvem que otimizam a gestão como um todo:
- ELLOS ECM:torne as rotinas de trabalho mais digitais, otimize o gerenciamento de conteúdo e melhor a tomada de decisão,
- ELLOS SCAN:ferramenta para digitalização, tratamento de imagem, classificação, validação e exportação de documentos,
- ELLOS API’S:previne erros na introdução manual de informações com reconhecimento de texto e extração de dados.
Publicado originalmente em OSAS