“Tecnologias disruptivas x hypes tecnológicos” terá talkshow no ECMSHOW SP

Por quantos hypes tecnológicos já passamos em todos esses anos? Vários, certamente. Alguns realmente mostraram-se bolhas e sumiram, deixando empresas e profissionais à deriva após desperdiçarem tempo e dinheiro. Outros não foram tão imediatos ou forte como se esperava. Mas alguns realmente abalaram o mercado e trouxeram novos paradigmas.

Nesse último caso, temos o exemplo dos tablets. O conceito já tinha sido explorado por várias empresas mas foi com o lançamento do iPad, em 2010, que tudo mudou. O novo dispositivo demorou menos de um ano para invadir as empresas e se tornar um novo meio de captura e envio de informações. Será que outras tendências atuais terão o mesmo sucesso?

De acordo com as mais renomadas consultorias de mercado, temos pelo menos quatro grandes ondas a caminhodisruption. A explosão de informações nos sistemas internos e redes externas, com dados estruturados, não estruturados e metadatas (Big Data); o repasse de boa parta da atual TI para fornecedores de tecnologia e serviços externos (cloud computing); o tráfego cada vez maior por smartphones, tablets e demais dispositivos sem fio (mobilidade); e o uso massivo de plataformas e ambientes dominado por consumidores finais para comunicação, relacionamento e compras (social business).

Mas o que será da Lei de Moore? Muitos dizem que não é possível ter mais miniaturização nos computadores como foi prevista. Por que a RFID não dominou o mundo como se pensava, ou será que ela faz parte da Internet das Coisas (IoT)? Poderiam os drones serem usados para gestão de estoques no varejo ou nas empresas de guarda de informações? Esses novos dispositivos voadores poderiam ajudar na segurança? E qual a relação entre impressoras e scanners 3D com aquilo que conhecíamos até agora para imprimir e tirar cópias digitalizadas?

O site CIO Insight descreve sete tecnologias que devemos prestar a atenção. O texto mostra bem como o assunto pode ser polêmico. Entre os novos paradigmas futuros estão os robôs competindo no mercado de trabalho e a computação cognitiva, que tem no supercomputador Watson, da IBM, o maior representante. Será que essas mudanças servirão para todas as empresas mesmo?

O tema ainda pode ganhar contornos de ficção científica. Uma das visões do futuro sobre informações e tecnologia é que computadores auxiliariam humanos a fazerem quase tudo, inclusive a pensar. Parece cenário onde as máquinas dominam o mundo, mas a verdade é que uma parte disso já está em nossos smartphones. O canal de video Hybrid Librarian mostra isso numa apresentação que você pode conferir.

Para tirar essas dúvidas e botar foco naquilo que realmente interessa, criamos um talkshow exclusivo no ECMSHOW SP, que ocorre em 24 e 25 de setembro no Espaço Fecomércio. O evento, maior congresso da América Latina de gestão de documentos e informações, trará consultores renomados, executivos e profissionais que lidam diariamente com esses hypes para realizarem um debate marcante e que irá separar o joio do trigo nesse assunto.

Mais informações sobre o evento, agenda você obtém clicando aqui.

Digital Globe

Share This Post

Post Comment