Sonda IT automatiza processo de Transfer Pricing da Faber-Castell Brasil

A Faber-Castell Brasil contratou a Sonda IT, companhia latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação, para automatizar seu processo de Transfer Pricing (Preço de Transferência). Com isso, o trabalho de apuração, que era realizado de forma manual, através de planilhas, foi descontinuado em prol de uma ferramenta que atende a complexidade da legislação e, consequentemente, dos cálculos realizados.ERP 2

O principal direcionador para a evolução do processo de TP foi o fato de que o sistema da Sonda IT está estruturado no ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP. “Para nós foi um diferencial, uma vez que evitamos a adoção de sistemas satélites e necessidade de novo ambiente de infraestrutura. Além disso, a solução da Sonda IT atende a todos os requisitos técnicos e funcionais que foram descritos no edital de concorrência”, pontua o supervisor de Tecnologia da Informação da Faber-Castell, Ricardo Macedo.

Após seis meses de uso do sistema, a indústria de material de escritório já obteve progresso na gestão das operações através da realização de cálculos periódicos e simulações, impactando numa melhor segurança e flexibilidade de apuração considerando os conflitos existentes entre as leis e normativas, na agilidade para a avaliação das informações dos cálculos obtidos quer seja durante ou no final do exercício fiscal e, por fim, na flexibilidade de avaliação dos resultados dos diversos métodos possíveis e, ou, disponibilizados pela legislação.

Nos processos de Importação e Exportação, por exemplo, a ferramenta atua no cálculo em linha com a legislação vigente considerando os diversos métodos previstos: cálculo das operações com importação considerando os custos apurados pela empresa a partir de informações obtidas das listas técnicas, cálculo das operações com exportação considerando os valores dos faturamentos acrescidos das variações cambiais (positivas e negativas) até o embarque e relatórios detalhados que suportam todos os cálculos.

A Sonda IT conseguiu reverter uma situação histórica da Faber-Castell dada que a última experiência com projetos TP realizada por outro fornecedor não foi positiva. “Conseguimos reverter esta imagem através de nossa expertise tanto em tecnologia quanto em legislação”, explica o delivery manager da Sonda IT, Bruno Lima.

“Um importante ponto neste processo foi o conhecimento e o domínio que a Sonda apresentou sobre legislação para o Transfer Pricing, bem como do sistema implementado. Soma-se a isto a gestão do projeto e a agilidade da equipe em rever estratégias e propor novos caminhos e soluções”, finaliza Macedo.

Share This Post

Post Comment