Cibercriminosos usam Olimpíada para disseminar ataque virtual

A ESET identificou novos ataques virtuais, que aproveitam o aumento do interesse das pessoas pelos Jogos Olímpicos de Londres para disseminar malwares (códigos maliciosos) ou spams. Trata-se de sites ou aplicativos falsos, que prometem a transmissão, em tempo real, da Olímpiada pela internet.

Quando o usuário busca por páginas para assistir a transmissão de algum evento ao vivo por meio da Internet, geralmente ele é direcionado a blogs onde se encontra o reprodutor do sinal - em muitos casos blogs com spam, pelo qual o criminoso obtém lucro enganando os usuários. Outro tipo de site comum é aquele que o usuário acessa buscando a transmissão ao vivo de algum evento olímpico, fazendo o download automático de um código malicioso.

“É importante ressaltar a crescente profissionalização dos cibercriminosos na elaboração desses sites”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil “Uma vez que seu objetivo é obter lucros, as interfaces gráficas desses sites são cada vez mais detalhadas, o que faz com que o usuário não desconfie e o acesse, dando início automaticamente à tentativa de download de uma variante do malware”, completa o executivo.

“Para não cair nesses golpes é necessário que o usuário esteja muito atento a onde clicar e quais links acessar a partir dos resultados que aparecem nos buscadores”, afirma Raphael Labaca, coordenador de Pesquisa da ESET América Latina. “O mais recomendável é entrar diretamente no site da organização dos eventos para ver quais são as páginas autorizadas a distribuir oficialmente o sinal em cada região”, diz.

Share This Post

Post Comment