Atenção à proteção de suas informações valiosas

Não assumir que a continuidade dos negócios é uma das prioridades no orçamento de TI está entre os erros mais frequentes que as organizações costumam cometer em relação à proteção de suas informações. A constatação é de Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve, empresa especializada em software para proteção e recuperação de dados com atuação global, ao analisar resultados de recente pesquisa promovida pela companhia envolvendo clientes na América Latina.

Saiba mais sobre a Arceserve e como a empresa está preparada para ofertar soluções que assegurem a proteção do bem mais valioso das emrpesas: suas informações na entrevista com Daniela Costa.Daniela Costa 1

 

1-      Como o portfólio de soluções  da Acserve se destaca hoje no cenário global ? Quais os principais diferenciais que a empresa oferece?

R:  Em um cenário atual onde as vulnerabilidades e os riscos de ataques cibernéticos são cada vez maiores a presença da Arcserve se faz mais do que necessária; ransomware ou sequestradores digitais são cada vez mais comuns  (vale lembrar que este tipo de ataque ainda é novidade em nosso país mas uma ameaça enorme que muitas empresas ainda desconhecem) sem contar todos os outros possíveis riscos que as empresas enfrentam em seu dia a dia em relação à perda de dados e à indisponibilidade de sistemas: erro humano, desastres naturais, falta de energia, falha de hardware ou software entre outros....

É claro que muitas empresas e profissionais de TI já tem a consciência de que estas ameaças reais podem acabar com a sua reputação e a também com a continuidade de suas empresas mas ainda me admiro com a quantidade de empresas que não consideram soluções de “Proteção de Dados e Continuidade de negócios” como prioridade de investimento; digo isto por experiência própria. Já ouvi cliente dizendo que trocar os equipamentos de audiovisual das salas de reunião era mais importante do que atualizar a solução de backup.

A Arcserve se destaca neste cenário de riscos e orçamentos apertados oferecendo uma solução com custo-benefício extremamente atrativo. Somos justamente o  antídoto para todos estes desafios. Somos uma empresa 100% dedicada a soluções de proteção de dados, aplicações e sistemas para a garantia da continuidade dos negócios de nossos clientes, independente da possível ameaça e causa da perda de dados ou indisponibilidade dos sistemas. Nossa tecnologia é extremamente abrangente e escalável atendendo todos os segmentos e tamanhos de empresas.

 

2-      Entre os principais aspectos para escolha das soluções da Arcserve  podemos considerar os custos diretos e causados pela perda ou violação dos dados? Quais são eles e quanto isso representa?

R: As soluções Arcserve, em especial o Arcserve Unified Data Protection, que combina tecnologias de backup, replicação e alta disponibilidade, oferece a proteção e continuidade de acordo com a necessidade do cliente. Nesta solução deixamos de falar de backup para aplicar conceitos de planos de recuperação. Estes planos são personalizados e devem ser criados de acordo com o nível de proteção desejado segundo a criticidade do servidor ou da aplicação / serviço que está sendo executado naquela máquina.Veja que para nós não vale apenas “armazenar a informação”; o que conta hoje é a capacidade de restauração e o tempo em que o serviço está disponível novamente após o advento de um desastre.

Nosso objetivo é este, oferecer uma solução capaz de atender as necessidades mais críticas de recuperação de ambientes dos nossos clientes levando em consideração que estes ambientes podem ser físicos, virtuais ou mesmo na nuvem.

Outro ponto importante para nossos clientes é que entendemos bem o lema da área de TI : “Fazer mais com menos” e por isto, nossa tecnologia de deduplicação oferece ao cliente a possibilidade de otimizar recursos de hardware e com isto otimizando os seus orçamentos de TI com economia significativa nas compras de Storage, por exemplo. Além disto nossa solução pode ser  entregue do jeito que o cliente preferir: por meio de licenciamento tradicional ou mesmo serviço. Por isto digo que é muito simples e viável, para qualquer tipo de empresa, se proteger e garantir a disponibilidade de seus dados, aplicações e Sistemas com a Arcserve.

 

3-      Com a evolução tecnológica, as empresas estão cada vez mais suscetíveis aos ataques. Os profissionais estão qualificados para isso?

R: Acredito que a conscientização dos profissionais de TI da importância de evitar riscos desnecessários e /ou trabalhar com probabilidades está melhorando a cada dia mas não basta que o profissional de TI esteja engajado com temas de continuidade, a área de negócios precisa ser aliada da área de TI.

 

4-      É possível que uma empresa esteja 100% protegida? Quais as ferramentas necessárias?

R: O processo de proteção de dados, aplicações e Sistemas em uma empresa deve ser contínuo já que as ameaças estão sempre em evolução. Ainda sim, alguns procedimentos básicos podem ser adotados pelas empresas a fim de minimizarem os possíveis riscos. São eles: 1) Desenvolvimento de um plano documentado para recuperação de desastres 2) Capacitação da equipe 3) Aquisição e Implementação de soluções confiáveis para continuidade de negócios 4) Realização de testes periódicos de recuperação 5) Revisar continuamente os procedimentos anteriores.

 

5-      Como você percebe o mercado brasileiro e latino americano em relação a procura as empresas usuárias por essas soluções?

R: Conforme mencionado acima, temos visto uma melhora significativa na conscientização das empresas e profissionais em todos os segmentos. Parte desta conscientização vem de regulamentações oficiais, parte de iniciativas de comunicação massiva como as que fazemos na Arcserve, incluindo a oferta de uma versão gratuita do Arcserve Unified Data Protection para estações de trabalho e notebooks.

 

6-      Na sua opinião as empresas estão se preocupando em implantar ferramentas para recuperação de  dados?  Como o mercado nacional está reagindo neste setor?

R: Sem dúvida e, uma amostra desta preocupação, é o crescimento constante e sucesso das vendas do Arcserve Unified Data Protection desde o seu lançamento. Só no ano passado as vendas desta solução na América Latina cresceram mais de 17% YoY. Este resultado demonstra que as empresas estão buscando soluções que vão além das soluções tradicionais de backup em fita. O UDP é mais completo e possui funcionalidades que permitem às empresas maior proteção e tempos de recuperação ainda mais rápidos.

 

7-      Você acredita que em tempo de crise e recessão econômica haja uma maior valorização das soluções de proteção de dados, ou deveria haver na sua opinião?

R: Em tempos de crise e recessão “Fazer mais com menos” é regra. É nesta hora que a Arcserve oferece uma excelente opção para clientes que não possuem uma solução confiável de recuperação e para clientes que desejam ir além das ferramentas tradicionais de backup em fita e que necessitam otimizar recursos incluindo financeiros, tempo, equipe e Infraestrutura.

 

Share This Post

Post Comment