Case: Clementino Fraga reduz em 30% o consumo de energia com Impressoras OKI Data

Com o suporte da Cearacom, empresa especializada em outsourcing de soluções de impressão, e da OKI Data, marca com mais de 30 anos de experiência no mercado de impressão e presente em mais de 120 países, o Laboratório Clementino Fraga (LFC) reduziu em 30% o consumo de energia e conseguiu dar destinação correta aos resíduos das máquinas.multifuncional_laser_oki

As conquistas estão em linha com a rigorosa política de sustentabilidade do LCF e outras importantes metas foram alcançadas a partir da gestão do parque de impressão do Laboratório, que possui 14 unidades no Ceará.

Com uma demanda de impressão de 120 mil páginas/mês, o laboratório tem extrema preocupação com a destinação correta dos materiais, como toners vazios, e suprimentos duráveis, como cilindros, esteiras e kits de manutenção. Além da preocupação ambiental, sabe que, com uma gestão eficaz do parque de impressão, oferece um atendimento mais ágil para seus clientes.

Pensando nisso, o laboratório contratou, em março de 2015, a Cearacom, que é “MPS Partner da OKI Data”, título conferido pela marca às empresas que fazem a gestão do parque de impressão, além da locação de equipamentos. A missão era dar a destinação correta aos resíduos e melhorar a gestão de impressão das análises.

A qualidade de impressão dos equipamentos OKI Data foram muito relevantes para o sucesso do projeto. O modelo escolhido pela Cearacom foi a Multifuncional Monocromática MB491, com tecnologia LED e que imprime até 47 páginas por minuto. Ao trocar os equipamentos antigos por máquinas mais rápidas foi possível imprimir a mesma quantidade de análises com a metade do tempo. Essa medida gerou uma economia de 30% no consumo de energia de todas as unidades de atendimento do grupo LCF.

Com a gestão do parque de impressão do laboratório, é possível prever ocorrências e alertar o departamento de compras sobre a necessidade de novos toners, por exemplo. Para isso, a OKI Data ofereceu gratuitamente o software de gestão PrintSupervision. A ferramenta gerencia todos os equipamentos, permite uma gestão proativa e possibilita o controle dos trabalhos e a administração do tipo de impressão por usuário, reduzindo gastos.

Ao trocar os equipamentos para modelos OKI Data e contar com a gestão da Cearacom, o Laboratório Clementino Fraga tornou seus processos mais ágeis, melhorando a prestação de serviço para os clientes, e reduziu custos, ampliando a competitividade do negócio.

 

SOBRE O LABORATÓRIO CLEMENTINO FRAGA

Com 45 anos no mercado, o LCF evolui junto à medicina diagnóstica moderna, sempre com respeito à vida e à dignidade do ser humano. O resultado de todo esse trabalho é ser um laboratório referência em todo o Brasil, responsável por realizar exames de baixa à alta complexidade para pacientes, médicos, clínicas, hospitais e laboratórios. O banco de dados do paciente oferece grande vantagem de interação com nossos clientes através da computação em nuvem, exclusividade do LCF, que armazena todas as informações, gerando um grande histórico. Isso representa maior segurança, agilidade e confiabilidade na disponibilidade dos dados. Essa tecnologia é extremamente superior aos métodos usados por outros laboratórios.

 

As unidades de atendimento do LCF estão estrategicamente localizadas em regiões de fácil acesso. O conforto e a agilidade no atendimento são itens de destaque.  O Laboratório ainda disponibiliza aos seus clientes o serviço de coleta domiciliar, garantindo segurança no transporte das amostras em recipientes que controlam a temperatura do material. Um dos mais inovadores recursos tecnológicos do mercado de saúde mundial, a Triangulação já é uma realidade no dia a dia do Clementino Fraga. Essa rede de comunicação que interliga médico, paciente e medicina diagnóstica proporciona uma maior velocidade no atendimento e qualidade aos processos do pré ao pós-analítico.

 

Além da preferência dos clientes, a qualidade comprovada em todos os processos realizados pelo LCF conquistou a Acreditação do PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da SBPC/ML. Outro importante reconhecimento foi a Certificação ISO 9001:2008, que inclui o Clementino Fraga em um seleto grupo de laboratórios brasileiros de padrão mundial.

Share This Post

Post Comment