Pesquisa ABEINFO: 72% das empresas tiveram o faturamento afetado

Pesquisa ABEINFO: 72% das empresas tiveram o faturamento afetado

Com a Covid-19 tivemos uma mudança no comportamento da economia e no ambiente dos negócios. Segundo a pesquisa realizada pela ABEINFO com mais de 100 empresas do setor de tecnologia, a retomada após a quarentena pode não ser tão rápida, se adaptar e tomar alternativas para manter o faturamento são medidas mais que necessárias.

Reinvenção para o mercado
Conforme o levantamento feito no início de julho, 73% dos entrevistados afirmaram que tiveram ou ainda terão que se reinventar. Em relação à maneira de como se comportar a partir de agora, 72% irão lançar  produtos ou atuar em novas linhas para atender a esse mercado.

Em relação ao faturamento, numa previsão para os próximos 12 meses, um pouco mais de 7 em cada 10  revelaram que será negativo: 57% acredita em redução de até metade da receita. Para outros 15%, esse impacto poderá ser ainda maior.

Mudanças remotas
Entre as medidas tomadas pelas indústrias em relação aos empregados, 80% adotaram o home-office, tanto parcial quanto total. Ainda sobre os funcionários, 53,8% mantiveram o quadro atual, contra 33,7% que precisaram reduzir.

Metade das respostas reconhece a necessidade de reciclar algumas metodologias e irão investir em cursos e treinamentos em breve.

A crise também comprometeu a relação com os clientes. Para tentar driblar ainda mais as dificuldades 40% renegociaram condições de pagamento enquanto que 35% tiveram suspenderam temporariamente projetos em andamento. Já 16,3% acenaram com novas oportunidades de negócios.

Sobre aos investimentos, 31% aumentarão ou manterão o planejado para este ano e 44% ainda não decidiram.  Com relação ao seu otimismo, 68% sabem que o mercado brasileiro foi muito afetado, mas estão confiantes e que em breve novas oportunidades irão surgir.

Sobre a ABEINFO, para 73% dos entrevistados, a Associação pode ser um canal de aproximação de empresas fornecedoras e usuários, representar de forma significativa nosso segmento junto aos órgãos públicos, e colaborar mais decisivamente com a capacitação de profissionais.

Share This Post

Post Comment