Foi anunciado o fim do suporte ao Windows Server 2003 e todos os servidores que ainda estiverem usando o sistema não receberão atualizações de segurança. A Trend Micro, empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem, alerta que empresas que não migraram para uma versão mais recente se tornam sujeitas a um cenário imprevisível e ágil que a todo momento conta com cibercriminosos se especializando em novas vulnerabilidades.
De acordo com pesquisa realizada pela Trend Micro, apenas 35% das empresas migraram do Windows Server 2003. E, com base em um outro estudo em conjunto com ESG, 25% dos usuários atuais do Windows Server 2003 continuarão a executar o sistema operacional, mesmo sem suporte e manutenção de patches.
Os fatores pelos quais as empresas alegam não terem migrado para outro sistema são: demanda de tempo e esforço, aplicações legadas que podem não ser executadas corretamente no OS recente, equipes de TI sem a experiência necessária para migrar e por fim a re-escrita de aplicações às vezes não eficazes em termos de custos.
A equipe de segurança da Trend Micro traz algumas informações essenciais para as organizações que ainda contam com o suporte Windows 2003:
- A empresa que não fizer o update pode ter seu sistema explorado, o que poderia resultar em violações de dados, infecções de malware e ataques direcionados
- O Windows Server 2003 é usado na maioria das empresas para executar aplicações empresariais críticas como: Active Directory, Compartilhamento de Arquivos e hospedagem de sites internos.
- Com o fim do suporte de segurança, não haverá um mecanismo para mantê-lo atualizado, o que é fundamental para a prevenção de problemas de segurança.
Além disso, sabendo que muitas empresas adiarão a migração,os agressores estarão ativamente procurando por dados valiosos em servidores sem suporte. Para impedir invasões, é preciso avaliar os riscos dos dados situados nesses servidores e determinar se estão seguros. Se não estiverem, é preciso garantir controles de segurança avançados.
Para isso, o Trend Micro Deep Security dispõe de uma combinação das melhores tecnologias para proteger servidores com ou sem suporte. O Sistema de Prevenção de Intrusão da Trend Micro usa virtual patching para auxiliar na proteção de vulnerabilidades em seus sistemas operacionais e aplicações executadas nesses servidores. Ele também ajuda a manter o malware fora de seus servidores usando a Trend Micro Smart Protection Network (SPN) para compartilhar informações críticas.
Isso permite que o usuário desse serviço tenha a máxima proteção para seus servidores sem suporte até que possa migrar para plataformas mais novas.