Dados e o impacto como estratégia e tomada de decisão

Dados e o impacto como estratégia e tomada de decisão

Por Clarissa Padovani

Sabemos que o uso de dados para a construção e análise das informações é significativo para as tomadas de decisão e planejamento estratégico de uma empresa. Compreender sua persona, bem como o comportamento humano para aliar o objetivo da empresa é possível através de estudos UX. A informação é relevante para a instituição quando é bem tratada, ou seja, seus metadados são catalogados e classificados corretamente, possibilitando eficácia ao recuperar esse dado.

De maneira inovadora, a Códice tem projetos com as empresas parceiras Compendium, Sintrópika e MTBr, trazendo a proposta de entender e auxiliar para que as instituições consigam resultados eficazes, a partir da projeção de dados utilizados no passado, gerando o impacto positivo que se pretende atingir. Devemos lembrar que dados transformam-se em informação quando alcançamos uma resposta mais concreta, criando com isso, a solução de um problema.

Para avaliar e entender o cenário atual de qualquer instituição é necessário criar perguntas objetivas e, também, hipóteses a fim de construir as diversas possibilidades que um determinado assunto pode atingir. Compreender a mente, analisando respostas através dos dados gerados será crucial para essa etapa do trabalho. De que forma posso conseguir esses dados? Como elaborar perguntas assertivas que tragam respostas reais? Esse é um dos desafios.

Transformar dados em conhecimento é a parte sequencial que envolve processos complexos, dentre eles: estruturação de base de dados, mapeamento, coleta e integração de dados, machinelearning, uso de data science, vocabulários controlados, dentre outros serviços que caracterizarão um modelo assertivo para aquele produto elaborado e customizado, de acordo com o perfil institucional e análise comportamental do mercado.

De certa forma, analisar dados possibilita que a dor de uma empresa seja sanada. Mas somente análises e resultados serão melhores aproveitados se a equipe estiver engajada com o propósito. Após a conclusão das análises, trabalhamos com o monitoramento dessas informações, atendendo equipes com treinamentos focados de acordo com o objetivo institucional, além das mentorias para a compreensão da data Science, assessoria estratégica para interpretação dos dados, dentre outros.

Estudar, entender e sequenciar, de forma estruturada, tanto solução e equipe é o diferencial da nossa proposta. Para cada instituição, oferecemos alguns produtos que vão de encontro ao plano tracejado pela empresa, tais como:

Projetos “sob demanda” que define escopo e hipóteses a serem implementadas, design e desenvolvimento das soluções sob medida, implementação e acompanhamento

“Inteligência terceirizada” estabelece os desafios e os campo de atuação do projeto, desenvolvimento contínuo de experimentos, análises e acompanhamento de indicadores, criação das competências internas dentro do cliente

Criação de Data Lab que determina a estrutura, escopo de atuação e objetivos da área, apoio em recrutamento e capacitação, assessoria e mentoria da equipe.

Bases integradas prontas para usar com integração, limpeza e disponibilização de dados públicos de múltiplas fontes para geração de indicadores de impacto e projetos de inteligência.

Formação “Dados para impacto”, um curso estruturado em formato aberto ou customizado para gestores e tomadores de decisão na área de impacto social e sustentabilidade.

Gostaria de entender um pouco sobre esse processo? Quer melhorar e dar o impulso na sua empresa e, com isso, alcançar o resultado positivo? Quer utilizar os dados a seu favor? Entender como isso pode impactar o seu negócio? Para mais informações, entre em contato através de clarissa@codiceconsultoria.com.br

Por Clarissa Padovani
Bibliotecária e gestora de informação e documentação - Códice
Consultoria

Share This Post

Post Comment