No quarto aniversário da criação de sua aliança, durante a reunião do Comitê Executivo da aliança entre Atos e Siemens em Munique, as empresas decidiram definir novas iniciativas que ampliarão, ainda mais, a parceria. Em particular, as duas empresas explorarão, ainda este ano, novas oportunidades de colaboração conjunta nos campos de Data Analytics, Cybersecurity e Internet das Coisas.
O Comitê Executivo desta aliança expressou total satisfação com o desempenho da colaboração empresarial, destacando, em especial, os programas de investimento em inovação que superarão os objetivos definidos inicialmente. O programa de investimento em conjunto voltado para inovação, cujos recursos financeiros foram elevados dos € 100 milhões iniciais para € 150 milhões, permitiu que a Atos e a Siemens desenvolvessem uma plataforma de Data Analytics pré-configurada que proporciona uma vantagem competitiva singular a seus clientes, especialmente no campo de smart data.
Criada em 2011, a aliança Atos-Siemens se constitui em um dos maiores relacionamentos estratégicos da história entre uma empresa mundial de engenharia e uma prestadora mundial de serviços de TI. A Siemens é a maior acionista industrial e cliente da Atos. Por meio de um compromisso preliminar, forte colaboração, ofertas complementares e investimentos conjuntos para criar soluções exclusivas, a Atos e a Siemens conquistaram muitas vitórias comerciais e oferecem serviços conjuntos a 130 grandes clientes de diversos segmentos: manufatura, transporte, infraestrutura, energia e serviços públicos.
“Na América Latina, esta aliança também tem rendido ótimas oportunidades, tendo como destaque projetos de smart grids e serviços gerenciados para clientes em comum. A Atos é uma empresa de serviços digitais com visão de futuro. Utilizamos a tecnologia como alavanca para transformar e otimizar negócios, criando novas formas de receita para nossos clientes. A Siemens é um excelente exemplo disso: juntos, criamos esta plataforma de Data Analytics, que pode ser implementada em Cloud ou nas próprias instalações dos clientes, proporcionando resultados de maneira muito rápida e prática, permitindo que os clientes das duas corporações se beneficiem da flexibilidade, agilidade e sempre partindo de um business case claro que prova o investimento a ser realizado”, diz Eduardo Casagrande, diretor de Marketing e Vendas da Atos para a América Latina.