Evento em Curitiba focará empoderamento feminino no setor de TI

Evento em Curitiba focará empoderamento feminino no setor de TI

Dos 25 palestrante confirmados no MyInova Summit 2019, 16 serão mulheres. Evento acontece no SEBRAE nos dias 21 e 22 de Agosto.

Nos dias 21 e 22 de agosto, a cidade de Curitiba será palco do MyInova Summit 2019, um dos principais encontros do setor de TI no Brasil que reúne executivos usuários de tecnologia e profissionais atuantes no mercado vindos de várias partes do país e até do mundo.

Realizado pela Assespro-PR, juntamente com a Federação Assespro e em parceria com o Sebrae-PR, o MyInova Summit terá de forma inédita como tema central “A Mulher na Tecnologia”.

Adriano Krzyuy, presidente da Assespro - PR, acredita que o assunto é de extrema importância e por isso precisa ser amplamente debatido: “O espaço da mulher no mercado de trabalho é um tema que está em evidência mundialmente e não tem sido tratado suficientemente nos setores de tecnologia. Mas, ele não pode ser deixado de lado, porque está dentro de um outro tema ainda maior, que é a diversidade. Isso sem contar que a diversidade é um fator preponderante de sucesso das organizações, já que a proximidade com diferentes gêneros dentro da empresa, contribui diretamente para o aumento da criatividade e auxilia no diálogo com o público externo, contribuindo para uma maior competitividade no mercado” afirma.

E como forma de demonstrar a força da mulher no setor, nesta edição, no corpo palestrante estarão 16 mulheres dos 25 participantes confirmados. “Esta é a primeira vez no Brasil que um evento de TI dessa proporção tem como tema central a mulher na tecnologia e traz mulheres de destaque neste universo para contar suas experiências de sucesso”, afirma Krzyuy.

As mulheres ocupam apenas 20% dos postos de trabalho em tecnologia no Brasil, segundo dados divulgados pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), no Observatório Softex 2019 – Persona TI: Caracterização do Profissional de TI no Brasil.

De acordo com o levantamento, em 2007 as mulheres ocupavam 21.253 vagas de emprego de Core TI (setores econômicos tipicamente de TI) e, em 2017, esse número aumentou para 40.492. No entanto, o número de homens aumentou ainda mais nesse período, passando de 67.106 para 163.685. Dessa forma, a participação da mulher nas áreas de tecnologia diminuiu, já que em 2007 representava 24% do total e em 2017 apenas 20%.

No setor de TI - In House (outros setores que não aqueles considerados tipicamente de TI) o movimento foi o mesmo: em 2007, 23% dos postos de trabalho em tecnologia eram ocupados por mulheres, mas em 2017 essa porcentagem caiu para 20%. Eram 47.454 mulheres e, 10 anos depois, esse número subiu para 61.420. Mas, o número de homens, por sua vez, passou de 155.558 para 249 mil.

EM CURITIBA E COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Em sua 8° edição, o My Inova continua sendo direcionado para os profissionais e empresários do setor de tecnologia, a fim de estimular novos negócios, parcerias e empreendimentos, além de colocar em debate as tendências tecnológicas e os seus impactos no ambiente corporativo. Haverá workshops hands-on e trilhas específicas voltadas para o executivo da empresa de tecnologia e também para o empresário que é consumidor dessa tecnologia.

O projeto surgiu em 2011 por iniciativa do empresariado do Paraná. Inicialmente, se chamava Paraná TIC e ocorria todos os anos em Foz do Iguaçu, com o objetivo de aproveitar as qualidades turísticas da região. No entanto, Adriano Krzyuy conta que o evento foi crescendo e muita gente mostrou interesse em participar, mas não podia se deslocar até lá, por isso neste ano a capital paranaense foi escolhida para sediar a edição 2019 do evento.

O My Inova Summit 2019 será realizado na sede do Sebrae-PR, localizado na rua Caeté, 150, bairro Prado Velho, Curitiba. A programação de palestras contará com apresentação de inovações e casos de sucesso nos temas Bussines Agility e Women in Technology.

O evento contará com palestrantes estrangeiros, como: Robert Janssen (Califórnia, EUA), CEO da OBr.Global e vice-presidente de Relações Internacionais da Assespro Nacional; Elizabeth Binning (Texas, EUA), Diretora de Transformação Digital da GrowthWheel; e Michael Hamman, co-fundador da Agile Leadership Institute, coach e professor, que contribuirá com a outra temática do evento: Business Agility.

Também farão parte do corpo palestrante, já com presença confirmada: Regina Arns,  co-fundadora do Espaço Mulheres Executivas - MEX Brasil e diretora executiva da Lapidus; Samanta Puglia (PR), gerente de marketing da Britânia; Luiz Claudio Parzianello (RS), CEO da Surya; Maria Luiza Reis da Lab245 e presidente da Assespro RJ; André Telles, Assessor Especial de Gestão Inteligente e Inovação na SEJUF; Fernando Luciano (PR), da Agência PUC; Milena Seabra (PR), diretora de serviços corporativos da GRPCOM; Jaqueline Almeida (PR), diretora de tecnologia e desenvolvimento do Detran-PR; Italo Nogueira (PE), presidente da Assespro Nacional; Alex Lucena (RJ), CEO da 4H Tecnologia em Saúde; Lucas Ribeiro (PR), diretor da ROIT e vice-presidente de comunicação e marketing da Assespro-PR; Marielva Andrade Dias (PR), vice-presidente da Positivo Tecnologia; Leticia Batistela (PR), CEO da LB Consultoria e coordenadora de Certificação DPO da Assespro Nacional e Assespro-RS; Ana Lucia Bittencourt (PR), diretora de mercado da Genialnet; Bárbara Ritzmann (PR), gerente de desenvolvimento organizacional da CINQ; Estela Cunha (PR), coordenadora do Laboratório de Inovação do Grupo Boticário; Aline Froes (SP), co-fundadora e diretora executiva do Vai na Web; Andreia Oliveira (RJ), fundadora e CEO da iBench; Aline Deparis (RS), CEO da Trubr e presidente da Assespro-RS; Thiago Pereira, nadador medalhista olímpico brasileiro, Cris Alessi, Presidente da Agência Curitiba, e Maria Fernanda Teixeira, CEO da Intergrow.

O MyInova Summit 2019 possui o patrocínio de: SEBRAE, Nùcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br), Comitê Gestor da Internet do Brasil (cgi.br), OBR Global, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Tramontina & Vieira Ltda, COPEL, Governo do Estado do Paraná, ROIT Consultoria e Contabilidade, Fomento Paraná, BRDE, locaweb CORP, Cluster 2GO e Dental Uni.

Para ter acesso à programação completa e às inscrições acesse: http://myinova.tech/

SERVIÇO:

Evento: My Inova Summit 2019

Data: 21 e 22 de Agosto

Local: Sede Sebrae-PR

Endereço: Rua Caeté, 150, bairro Prado Velho, Curitiba.

Mais informações e inscrições: https://www.assespropr.org.br/evento/my-inova-summit/

Share This Post

Post Comment