Workshop: Desvendando os Segredos da Digitalização e Certificação Digital

Workshop: Desvendando os Segredos da Digitalização e Certificação Digital

Dia 05 de setembro, das 9 às 17h, será realizado na Av, Paulista, 171 – 6º andar, o workshop: Desvendando os Segredos da Digitalização e Certificação Digital, ministrado por Nilson Martinho, consultor especialista na área de Gestão de Conteúdo Corporativo e docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e da UNIP-Vergueiro.

O workshop tem os objetivos de apresentar, na teoria e na prática, o universo do documento eletrônico (digital) – sua criação, classificação e indexação e certificação digital --, detalhar as etapas do fluxo de digitalização, mostrar os metadados e como podem indexar um documento PDF, explicar os certificados digitais e sua utilização e apresentar fontes de referências futuras. Ao concluir o curso, o participante receberá uma apostila com mais de 100 dicas vitais para os processos de digitalização e certificação, além de estar preparado para participar de projetos de digitalização de acervos documentais de empresas de qualquer ramo ou tamanho. O apoio logístico será oferecido pela Brasoftware, que há mais de 20 anos auxilia empresas de qualquer porte em seus desafios tecnológicos.

O número de empresas interessadas em digitalizar seus documentos tende a aumentar drasticamente nos próximos anos. Primeiro porque as empresas, agora, estão cobertas legalmente pela nova lei federal 12.882 (de julho/2012), que atribui a validade comprobatória para documentos digitais (assinados por certificados emitidos pela ICPBrasil). Em segundo lugar porque os documentos no suporte digital facilitam, em muito, a vida dos profissionais, sobretudo com a adoção de novos dispositivos como smartphones, tablets, notebooks e smart TVs, entre outros.

Porém digitalizar documentos e indexá-los, pode até parecer mas, não é uma tarefa nada fácil e nem simples. É um trabalho que requer uma série de atenções especiais. Em uma pesquisa recente, realizada pela AIIM – Associação de Empresas da Indústria de Imagem,descobriu-se que 80% das iniciativas de implantação de automação documental fracassaram na primeira iniciativa. Isso comprova o quanto realmente este trabalho requer cuidados.

Tagbr consultoria é uma empresa dedicada à ciência da informação, tendo participado de vários projetos, cursos, congressos e seminários sobre Gestão Eletrônica de Documentos, Gestão de Conteúdo Corporativo e a utilização de documentos eletrônicos e certificação e assinatura digital. Mais detalhes: https://www.tagbr.com.br/workshop.html, Nilson Martinho – 97656-1369, nilson@tagbr.com.br,

Share This Post

Post Comment