Entrevista: Empresas estão mais conscientes, mas não sabem do que precisam, diz especialista em segurança

Na era da explosão de dados digitais em diversas plataformas, as empresas precisam garantir a segurança em diversos ambientes: cloud, redes e dispositivos móveis. Com isso em vista, a Sourcefire oferece uma gama de soluções corporativas que englobam essas plataformas.

Conversamos com Fabiane Paulino, engenheira de segurança da Sourcefire. Confira abaixo nossa entrevista a íntegra.

Information Management: As empresas estão mais atentas à importância da segurança de dados?

Fabiane Paulino: Sim, hoje o Brasil é um dos principais mercados da Sourcefire. De maneira geral, as empresas estão mais conscientes. Com a divulgação do monitoramento de dados pelo governo dos EUA, recentemente divulgado, as companhias têm notado que precisam de segurança. Quando crescem, elas querem se certificar com segurança. O volume dados aumenta muito, fala-se em cloud e big data, e as empresas querem estar seguras.

IM:  Qual é o principal desafio da Sourcefire hoje no mercado corporativo?

Fabiane Paulino: No geral, temos uma dificuldade porque as próprias empresas sabem que precisam do segurança, mas não sabem do que precisam. Normalmente, temos que trilhar esse caminho junto com elas.

IM:  Quais soluções de segurança a Sourcefire oferece?

Fabiane Paulino: A SourceFire oferece soluções de segurança para redes, nuvem e para usuários finais. A companhia foi criada com o carro-chefe de prevenção de invasões. Também temos um leque de soluções para ambientes virtualizados. E como as empresas têm usado mais a nuvem oferecemos soluções para esse ambiente. Quando contrata-se uma migração de serviços para cloud, elas contratam a infraestrutura da companhia, mas é preciso ter a segurança de saber o que está sendo feito com os seus dados. Com a nuvem, a empresa perde essa posse das suas informações,  como as coisas estão sendo feitas. Nós provemos uma solução de proteção de dados para esses ambientes que mostra como eles sendo manipulados.

IM: O mercado móvel também é uma preocupação da empresa?

Fabiane Paulino: Sim, conseguimos prover segurança antivírus para dispositivos móveis com sistema Android. Se esses aparelhos estão usando uma rede corporativa com a nossa tecnologia, eles estão seguros. Já a Apple tem uma posição muito forte em relação a segurança, por isso, o direcionamento foi começar com a plataforma Android.

No ambiente móvel, os casos se tornam cada vez mais complexos. Em abril desse ano, tivemos um caso de um malware chamado “bad news”, que foi encontrado em 32 aplicativos que foram baixados por um total de 2 milhões de usuários na loja de apps Google Play. Pensamos ‘como eles conseguiram isso com a estrutura de segurança do Google?’ E vemos esses casos assim com cada vez mais frequência.

Nesse caso, os aplicativos roubavam dados do celular do cliente, informações que eles que podem ser usadas para roubo de identidade, fraude e afins.

Isso levanta outro ponto: até onde você precisa cuidar das suas informações pessoais no ambiente móvel. Você tem tudo no seu celular. As preocupações mudaram muito nos últimos anos, antes você precisava garantir que uma carta chegasse ao seu destino, hoje é necessário se preocupar com muito mais.

IM: Existe um comitê de empresas de segurança digital que reivindica aplicativos para aparelhos iOS, vocês apoiam essa ideia?

Fabiane Paulino: Sim, é interessante para qualquer empresa de segmento conseguir desenvolver apps de segurança para iOS, acho essa ideia muito válida.

Share This Post

Post Comment