A Trend Micro - especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem – acaba de divulgar estudo feito por sua equipe de Investigação de Ameaças: testar a segurança de dispositivos conectados à Internet que monitoram o nível de gasolina em postos de abastecimento.
Nos últimos meses, vários sistemas de monitoramento de tanques de gasolina sofreram ataques eletrônicos, provavelmente, instigados por grupos hacktivistas. Ataques bem-sucedidos podem afetar o controle de estoque, coleta de dados, disponibilidade de gasolina em estações locais e, em casos graves, causar incêndios.
Para entender melhor esse cenário, a Trend Micro criou um Honey Pot nomeado GasPot para propositalmente simular falhas de segurança tornando-se atraente para o invasor.
Para assegurar recolhimento de dados em todo o mundo, o GasPot foi implantado em várias regiões, inclusive no Brasil. Foram também avaliados: EUA, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Emirados Árabes e Jordânia. No Brasil foi observada uma taxa de ataque de 11% ao GasPot, atrás apenas dos Estados Unidos e Jordânia.
Extorsão: em sistemas ATG é comum que o hacker redefina a senha do software e peça ''resgate'' para que o proprietário possa ter de volta seu acesso;
Ataques maliciosos: mudar o comportamento dos tanques, transformando - os em riscos de segurança pública;
Com o experimento, a Trend Micro conclui que com a IoT (Internet of Things) e crescimento do número de dispositivos conectados desde roteadores, monitores de bebês, sistemas de aquecimento até a câmeras de vigilância, o controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA) não dever ser conectado à Internet a menos que seja absolutamente necessário.