Tecnologia conquista mais espaço na agenda dos CEOs brasileiros

Tecnologia da Informação é um fator-chave de investimento para os CEOs brasileiros. A constatação foi feita por 73% dos presidentes de organizações locais que participaram do estudo bienal Global CEO Study 2012, maior pesquisa do mundo realizada pela divisão de consultoria da IBM, com a participação de mais de 1,7 mil CEOs de 18 segmentos de mercado em 64 países. Pela primeira vez, a tecnologia aparece como a força externa mais importante, sendo apontada por 71% dos entrevistados globais.

“Tecnologia tem servido como impulsionadora para a mudança organizacional, sendo considerada como quesito fundamental para as empresas se manterem competitivas e agregarem valor ao negócio. Este aspecto pode ser observado pelo aumento de 44 pontos percentuais no índice nacional em relação à edição anterior (2010), quando a média foi de 29%”, afirma Jesus Mantas, líder de consultoria da IBM para a América Latina.

Por outro lado, o maior desafio para o sucesso das empresas brasileiras continua sendo a qualificação de profissionais, gargalo apontado por 87% dos líderes, incremento de 16 pontos percentuais em relação a 2010, quando o índice de preocupação era de 71%. Seja no nível estratégico ou nas funções operacionais, o maior obstáculo para as organizações tem sido encontrar profissionais especializados e reter talentos.

Fatores de mercado, como concorrência e oscilações econômicas, são outra força externa que se destacam entre os desafios dos líderes globais (68%), ocupando o terceiro lugar, logo após qualificação de pessoas (69%). Já em âmbito nacional, esse aspecto aparece em segundo posto (74%), sendo ainda mais relevante que a tecnologia. “Hoje em dia, tecnologia, pessoas e concorrência são desafios que afetam todas as indústrias, seja aqui no Brasil ou em outros países”, observa o executivo.

Share This Post

Post Comment