Após deixar escritórios, advogado funda startup para automatizar a criação de contratos

Após deixar escritórios, advogado funda startup para automatizar a criação de contratos

Economizar tempo com as atividades operacionais sempre foi um dos objetivos do mineiro Gabriel Senra, de 32 anos. Quando ele ainda era criança, teve a ideia de criar etiquetaspara colocar atrás dos cheques. “Como havia muitos dados para preencher, elas acabavam facilitando o processo. Eu vendia elas por três reais”, diz o empreendedor.

Logo, o desejo de tornar operações mais ágeis se transformou em um negócio maior.

Em 2015, Senra fundou a Linte, uma plataforma inteligente que faz todo o gerenciamento e automação de contratos e outros documentos para empresas.

Após se formar em direito e trabalhar em alguns escritórios, o empresário percebeu que essa área precisava se dinamizar, pois se perdia muito tempo com processos burocráticos.

No início, o empreendedor contratou um desenvolvedor, que criou um sistema para responder às notificações do Procon direcionadas às empresas. “Fizemos uma lista de respostas para cada caso específico”, diz o mineiro. A ideia deu certo e a Linte começou a oferecer novos serviços.

“O trabalho do advogado muitas vezes é repetitivo, então decidimos investir na criação de documentos jurídicos de forma automática”, afirma. Um dos trabalhos da Linte é fazer contestação judicial de forma automática.

A equipe da Linte trabalha com mais de 30 mil documentos por mês (Foto: Divulgação)

Os advogados respondem algumas perguntas sobre o processo e a ferramenta produz o documento utilizando inteligência artificial. Segundo o empresário, recorrer a esse serviço acaba reduzindo a probabilidade de erros, já que a plataforma checa todas as cláusulas que estão presentes.

Além de escritórios, a startup atende grandes empresas como Reunault e a Tereos  — atuante no setor sucroenergético brasileiro. De acordo com Senra, a geração automática de contratos de prestação de serviços é muito utilizada por algumas companhias.

“Elas respondem a um formulário com seis perguntas. No caso da contratação de tecnologias, por exemplo, perguntamos onde o software está hospedado e se tem certificação”, diz.

Há a possibilidade também de fazer contratos de locação de forma automatizada. É o que faz um dos clientes da Linte, que possui 23 mil imóveis.

Resultados 

Atualmente, o negócio trabalha com 40 empresas e tem faturamento anual médio de R$ 5 milhões. De acordo com o fundador, são gerados por mês mais de 30 mil documentos.

Ao avaliar o impacto nas empresas, Senra diz que a plataforma reduz entre 50% e 70% o tempo médio para produzir um material. Em relação aos custos, há uma economia de 80%. Segundo o advogado, isso se dá tanto pela substituição de ferramentas mais caras como pela diminuição do número de pessoas executando determinadas tarefas operacionais.

Apesar de automatizar tarefas, o empreendedor afirma que o objetivo da ferramenta não é tirar o emprego das pessoas. “Essas pessoas, geralmente, estão sobrecarregadas e podem ser liberadas para desempenhar outras funções”, diz.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2019/08/apos-deixar-escritorios-advogado-funda-startup-para-automatizar-criacao-de-contratos.html

 

Share This Post

Post Comment