Como o OCR auxilia o mercado de seguros?

Como o OCR auxilia o mercado de seguros?

O reconhecimento óptico de caracteres (OCR) é uma tecnologia de ponta que serve de base para dezenas de ferramentas que usamos todos os dias. Simplificando, é um tipo de software que "traduz" documentos digitalizados em um formato que o computador possa ler.

Sem o OCR, o computador percebe cada documento digitalizado como uma única imagem, da mesma forma que vemos fotografias ou obras de arte. Nesse formato, o computador não reconhece letras, palavras ou frases individuais. Isso limita as maneiras como o computador e, portanto, o usuário, podem interagir com os mais diversos documentos.

O software de digitalização OCR permite que o computador "veja" um documento digitalizado da mesma forma que vemos documentos baseados em textos criados no Word, Excel ou programas equivalentes. Isso permite trabalhar com documentos digitalizados da mesma forma que faria com documentos originais, o que inclui:

  • Usar funções de pesquisa;
  • Editar;
  • Usar ferramentas de comparação e análise;
  • Processamento, armazenamento, recuperação e compartilhamento de informações.

Essa solução é útil em uma ampla variedade de aplicações e situações, em especial no mercado de seguros, onde uma grande quantidade de documentos são trabalhados diariamente. Ao usar esse tipo de ferramenta para digitalizar e interpretar documentos, é possível agilizar processos e otimizar o trabalho dos corretores, além de economizar tempo, recursos e minimizar erros.

O OCR permite softwares de captura como o Capture Pro e o Info Input Solution, ambos da Kodak Alaris, para determinar que tipo de documento foi inserido. Em seguida, o software pode obter as imagens e aplicar regras de classificação com base no conteúdo, layout do documento, códigos de barras ou dados de indexação.

A classificação determinará se um documento é, por exemplo, uma apólice, fatura ou um sinistro, facilitando muito o dia a dia nas corretoras de seguros.

Share This Post

Post Comment