Evento internacional será realizado entre 29 e 31 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada

Faltam poucos dias para a realização do único evento do Brasil especializado em biometrias, tecnologias e técnicas de identificação humana, o Biometrics HITech 2017 e XIV Congresso Brasileiro de Identificação,que trará as mais recentes inovações do setor e oferecerá inúmeras atividades, propiciando a troca de conhecimentos e o incentivo aos negócios.

Esta edição do evento será realizada em Brasília, entre os próximos dias 29 e 31 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, e conta também com a parceria da FENAPPI – Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação e a ASBRAPP – Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas.

Segundo o cofundador da Biometrics HITech (empresa idealizadora e organizadora do evento), Luciano Baptista, já são mais de 440 congressistas inscritos até o momento, que poderão conferir 31 palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais. “Trata-se de um público bastante selecionado, composto pelas principais empresas do mercado de tecnologias biométricas e de identificação, seus executivos e especialistas, entidades e autoridades das esferas públicas e privadas, proporcionando intensa troca de conhecimentos e ambiente oportuno para realização de negócios”, afirma.

Ainda de acordo com Baptista, o Biometrics HITech 2017 e XIV CBI já conta com 18 patrocinadores, que representam as principais empresas do setor, e expositores como Aware, Gemalto, HID, Innovatrics, Montreal e NEC, que apresentarão novidades para o mercado. Um dos destaques deste ano é a Lounge das Startupsespaço destinado às iniciativas empreendedoras em biometrias e tecnologias de identificação, que terá a participação das empresas AMIGGO, Forensics Brasil, FullFace e Veridis Biometrics.

Participante pelo terceiro ano consecutivo do Biometric HITech, a Aware focará nesta edição nas soluções de biometria facial não-responsiva para verificação de vida focada em plataformas mobile, assim como apresentará soluções para avaliação forense de biometrias. “É um dos poucos eventos que promovem com sucesso o compartilhamento de experiências entre os diferentes setores de mercado, uma vitrine para que as empresas possam oferecer e discutir suas soluções com esses setores. Esses fatores motivaram a Aware a participar uma vez mais do evento, pois além da oportunidade de networking, consolidação de negócios e exposição da marca e produtos, é um excelente termômetro para compreensão das novas tendências do mercado”, destaca Fernando Li, LATAM Sales Engineer da Aware.

Para a Gemalto, participante das duas edições anteriores do Biometrics HITech, o evento foi muito importante para networking e divulgação de suas soluções, além de ter gerado novos negócios, o que acabou trazendo a empresa novamente como patrocinadora. “Neste ano, nosso objetivo é demonstrar para o público a força de uma empresa com um portfólio completo, com soluções que estão diretamente ligadas ao dia a dia dos participantes. Essa será a primeira edição após a aquisição da COGENT, empresa líder em biometria, e, com isso, muitas surpresas podem ser esperadas”, adianta o diretor de Marketing, Government Programs Brasil, Ricardo Abboud.

Já para a NEC, a oportunidade de participar do Biometrics HITech permitiu destacar sua marca e soluções diante do público-alvo da empresa, de modo mais objetivo e consistente. O fato da NEC estar pela terceira vez consecutiva no evento é estratégico para a companhia. A participação da NEC não se restringirá apenas ao estande em que vai expor algumas de suas soluções. “Neste ano, o público do Biometrics HITech fará seu check-in para ingresso ao evento por meio do sistema de reconhecimento facial da NEC, com base nas informações previamente enviadas pelo smartphone do próprio visitante. Desta forma, os processos de credenciamento  e entrada no local serão mais práticos e ágeis, tornando-se, inclusive, um modelo de acesso a ser implantado em várias outras situações com grande público tendo em vista sua eficiência”, explica Cristiano Blanez, gerente de Soluções de Engenharia  da NEC, que ainda destaca que a empresa mostrará uma das soluções mais modernas da atualidade, muito relevante para situações de tentativas de fraude em sistemas de reconhecimento de pessoas: “Trata-se da detecção de vida, que por meio desse sistema, é possível identificar se a imagem utilizada pertence a uma pessoa real e não a uma foto ou um vídeo, por exemplo. Os visitantes poderão conferir também no estande uma estação de cadastramento biométrico, que é, hoje em dia, um passaporte para o mundo digital”, complementa.

Números do mercado:

Segundo o cofundador da Biometrics HITech, Luciano Baptista, o evento ganha ainda maior importância porque o uso de biometria vem crescendo mundialmente. Para se ter uma ideia da dinâmica desse mercado, as vendas globais de soluções biométricas devem superar a marca de US$ 30 bilhões em 2021, conforme estudo da consultoria de inteligência de mercado ABI Research, dos Estados Unidos.

No Brasil, o setor movimentou cerca de R$ 500 milhões em 2016 e deve dobrar de tamanho até 2020, segundo projeções da Associação das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid).

“As novas tecnologias biométricas e de identificação humana trazem vários benefícios para as pessoas, de modo geral, porque podem ser aplicadas às mais variadas áreas, como segurança, bancos, varejo, e-commerce, saúde, serviços públicos, educação entre outras. Trata-se de uma ferramenta chave para trazer mais segurança e conveniência ao dia a dia, uma vez que minimiza fraudes e crimes de falsidade ideológica e contribui com a desburocratização e otimização de processos. Dessa forma, as pessoas são protegidas sem ter que abrir mão da facilidade em sua utilização”, enfatiza Baptista.

Principais atrações:

Ao longo da programação de três dias, acontecerão 11 diferentes atrações apresentando muitas novidades em relação à edição anterior:

Biometrics HITech Expo – Exposição de importantes empresas do mercado de biometria e tecnologia de identificação apresentam suas novidades e soluções.

XIV Congresso Brasileiro de Identificação – Estudiosos e especialistas em papiloscopia e identificação humana compartilham novas técnicas e as melhores práticas relacionadas às suas atividades.

Biometrics HITech Conference – Palestrantes nacionais e internacionais abordam as inovações e tendências do uso de biometrias e outras tecnologias de identificação.

Fóruns Políticos – Debates a respeito da recém-sancionada Lei de Identificação Civil Nacional e o PL 4927/16, que trata da integração dos dados biométricos civis e criminais dos Estados com o Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública).

Biometrics HITech Business Arena – Iniciativa que coloca frente a frente, em reuniões privadas, empresas provedoras de tecnologias biométricas e de identificação com representantes dos mercados mais aderentes ao uso dessas soluções, como Bancos, Cartórios, Educação, INSS, Saúde e Seguros, Transportes e Varejo e e-Commerce.

Agenda com Autoridades  – Encontros privados entre os expositores e os diretores dos Institutos de Identificação convidados.

Lounge das Startups  – Espaço dedicado às iniciativas empreendedoras em biometrias e tecnologias de identificação.

Painéis Científicos  – Apresentação 28 estudos científicos relacionados à identificação humana, desenvolvidos por profissionais e estudantes.

Encontro FENAPPI e Associações – Reunião das entidades representativas dos profissionais de papiloscopia e identificação humana.

Minicursos –Cinco cursos de curtíssima duração para aprimoramento/atualização técnica dos profissionais em papiloscopia e identificação humana.

Visita ao Instituto de Identificação do DF – Visita às novas e modernas instalações do Instituto, que inclui o maior laboratório papiloscópico da América Latina.

A programação de todas as atividades do evento e as inscrições estão disponíveis em www.biometricshitech.com.