Solutis cria espaço colaborativo para fomentar articulação entre desenvolvedores

Solutis cria espaço colaborativo para  fomentar articulação entre desenvolvedores

Iniciativa promove aos desenvolvedores transparência, troca de conhecimento, informação, notícias e estimula o compartilhamento das melhores práticas 

A Solutis criou um espaço colaborativo voltado para os desenvolvedores. Batizado de Studio Hub, ele centraliza informações e possibilita a comunicação mais efetiva do que está sendo produzido pela empresa.

"Fomentar a articulação entre os desenvolvedores, estimulando o compartilhamento das melhores práticas. Esse é o objetivo do Studio Hub, espaço colaborativo que concentra diversas informações de projetos conduzidos pelo Studio de Desenvolvimento Ágil e DevOps da Solutis", detalha Bruno Costa, Head da Prática Agile Devops Services (ADS), responsável pela contínua inovação e implementação de iniciativas que garantam a adoção das melhores práticas para desenvolvimento ágil e eficiente em projetos da empresa.

"O espaço favorece a colaboração e interação entre os profissionais, facilitando a disseminação das informações, o que se traduz em excelência no atendimento ao cliente", orgulha-se André Costa, Consultor DevOps da Solutis.

No Studio Hub, foi implantada a ferramenta Metrics Dashboard por meio da qual é possível visualizar painéis de métricas e produtividade em cada projeto. "Embora as boas práticas já fossem adotadas, a qualidade e a produtividade em cada projeto não eram medidas com tanto detalhe", afirma Bruno. "O dashboard é utilizado em reuniões diárias, assegurando transparência daquilo que a Solutis está buscando, do que cada time entrega", acrescenta.

Para acompanhar de forma simples e visual as tecnologias adotadas, a equipe de desenvolvedores conta ainda com outra ferramenta aliada: o Radar. Esse que também compõe o Studio Hub, permite um mapeamento das tecnologias utilizadas nos projetos e pretende dar visibilidade a centenas de tecnologias de desenvolvimento e linguagens de programação. "Muitas tecnologias, embora promissoras, algumas vezes demoram a ganhar mercado. Outras são amplamente adotadas, mas tendem a virar legado. Como identificar isso de forma a investir acertadamente em capacitação e projetos?", questiona Elvis Silva, Arquiteto de Softwares da Solutis, responsável pela ferramenta. "É justamente a essas questões que o nosso Radar se propõe a responder", conclui Silva. A ferramenta classifica cada uma das tecnologias, posicionando-as de acordo com o seu potencial ou nível atual de adoção - legado, em uso, em fase de experimentos ou amplamente adotadas. Atualmente, há cerca de 350 tecnologias no radar, divididas nas categorias de backend, frontend, inteligência de dados, operações e conceituais.

O Studio Hub foi desenvolvido sobre um ambiente em nuvem, e pode ser acessado pelos profissionais dos Studios Distribuídos de Desenvolvimento Ágil Solutis, seja em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador ou em diversos projetos em clientes de outros Estados. "Há muito tempo atuamos com Studios de desenvolvimento distribuídos e com trabalho remoto. Com a pandemia da Covid-19, todos os colaboradores foram alocados em home office, o que fez do Studio Hub uma ferramenta ainda mais necessária", finaliza Bruno Costa.

Sobre a Solutis

Acelerar a jornada digital do cliente é a proposta de valor da Solutis, empresa que promove maior desempenho dos negócios e impulsiona seus clientes na era digital. A Solutis constrói jornadas simples e incrementais, com mindset ágil e focadas em resultado para o business, tornando possível a ambição dos clientes. Entrega valor no menor time to market, com fortes alavancas: conhecimento por indústria, expertise tecnológica, conexão com os ecossistemas de inovação e engajamento na cultura do cliente.

Fundada em 2010, a Solutis já nasceu digital. Conta com mais de 700 profissionais atuando em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Tem como acionistas a DP Participações e a Unipartners, holdings de investimentos em inovação e tecnologia. http://solutis.com.br/ 

Share This Post

Post Comment