Rede Fort Supermercados inicia projeto com a Systax

Rede Fort Supermercados inicia projeto com a Systax
A Rede Fort Supermercados está presente no mercado desde 2013 e é composta por 36 lojas localizadas na Bahia, em Salvador e Região Metropolitana. Registrando um faturamento anual de R$ 540 milhões, conta com Centros de Distribuição responsáveis pelas negociações, questões administrativas, financeiras e comerciais. Uma das principais pautas levantadas pela Rede Fort foi a revisão tributária. Para tanto, a rede passa a contar com as regras tributárias da Systax, empresa de inteligência fiscal e única a sistematizar a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas, integradas ao ERP.

Mais de 15 mil itens foram cadastrados no sistema e as regras disponibilizadas pela Systax estão sendo fundamentais para maior segurança jurídica e tributária da rede, conforme explica Gilberto Sales, Gerente Geral da Rede Fort Supermercados. “O setor de cadastro não para. Vamos inativando produtos conforme surgem outros novos, até mesmo porque os fornecedores mudam de embalagem constantemente. Por meio do sistema da Systax, teremos registrado um histórico de determinada mercadoria, bem como os motivos pelos quais ela se aplica a essa tributação”, pontua.

Sobre este cenário de constantes alterações, como exemplo, Gilberto destaca que os supermercados sempre trabalharam com categoria de amaciante que possuía 2 litros. Agora, as indústrias alteraram para 1,8 litro, o que impacta diretamente na tributação do produto. “É necessário inativar no sistema os produtos de 2 litros e cadastrar todos os novos que contêm 1,8 litro. Este é apenas um exemplo, mas tem acontecido com vários produtos”, diz.

Além da confiabilidade nas informações tributárias, a Rede Fort também sinaliza outros benefícios obtidos por meio do projeto, como a potencialização do Compliance. “O nosso objetivo é também desenvolver os nossos profissionais, pois, agora, eles terão um conhecimento maior sobre a legislação. Antes de alterarem qualquer regra, será fundamental entender o que está sendo feito”, comenta Gilberto. “Além disso, a organização como um todo terá uma certeza de que está em dia com o Fisco. Teremos uma segurança na tributação e, por isso, foi essencial solicitarmos essa revisão tributária”.

Jerson Prochnow, CEO da Systax, ressalta a importância de manter uma atenção contínua quanto à legislação brasileira. “É inegável a complexidade do sistema tributário nacional e acompanhar as mudanças em cada Unidade Federativa é uma tarefa árdua. Por isso, a Systax disponibiliza uma solução para otimizar esse ponto, resultando em maior confiabilidade e segurança fiscal. Todas as UFs estão contempladas no projeto e, com isso, as atividades da área tributária passam a ter maior qualidade”, conclui o executivo.

Share This Post

Post Comment