Gerenciamento de dados: economizar no custo é um dos grandes desafios das empresas

Gerenciamento de dados: economizar no custo é um dos grandes desafios das empresas

A expansão irreversível na geração de dados vem acompanhada por um aumento significativo no custo de armazenamento. O custo médio de armazenar um único TB de dados de arquivos está agora avaliado em US$ 3.351,00 por ano, um valor que se torna ainda mais relevante quando são levados em consideração todos os outros recursos envolvidos na área de TI, tais como hardware, software e pessoal necessários para gerenciar e proteger estes dados.

“Os custos de armazenamento continuam a disparar na medida em que a criação de dados aumenta rapidamente, sendo que o gerenciamento de dados se tornou mais complexo devido à explosão no trabalho remoto”, destaca Caio Sposito, country manager para o Brasil da Arcserve, principal provedor de ransomware e resiliência de dados do mundo. Ele lembra que cada negócio está se tornando cada vez mais digitalizado, gerando grandes quantidades de dados de vídeos de produtos, postagens em redes sociais, transações de clientes e dados de dispositivos IoT.

A IDC prevê que o volume de dados não estruturados em todo o mundo crescerá de 33 zettabytes em 2018 para 175 zettabytes (são 175 bilhões de terabytes!) até 2025, uma taxa de crescimento anual de 61%. Os responsáveis pelas políticas de TI enfrentam o desafio de equilibrar o aumento do volume de dados com a espiral crescente dos custos em espiral, ao mesmo tempo em que precisam manter a resiliência dos dados.

Para superar estes desafios, Caio Sposito aponta a adoção de três estratégias. A primeira dela é conferir uma hierarquia aos dados armazenados. “Nem todos os dados são gerados da mesma forma e eles não têm obrigatoriamente o mesmo valor. Há muitos dados redundantes que não precisam ser preservados a longo prazo”, pondera o executivo, lembrando que isto permite que os dados usados com menor frequência migrem para níveis de armazenamento mais baratos, reduzindo os custos de armazenamento ao mesmo tempo em que protege as informações mais valiosas.

Outro ponto importante é elaborar e implementar um plano sólido para o inevitável crescimento dos dados. Quando as empresas investem em soluções de armazenamento, elas não sabem quanto armazenamento precisarão após três, cinco ou dez anos. “Comprar o armazenamento a um preço razoável e, em seguida, dimensioná-lo de forma econômica ao longo do tempo é fundamental. A solução adotada deve permitir começar com terabytes de armazenamento e poder escalar no futuro para petabytes”, recomenda Caio Sposito.

O terceiro ponto para uma estratégia de armazenamento eficaz e sem desperdício de investimentos é o emprego de IA, que permite aplicar inteligência e aprendizado de máquina para ajudar as empresas a descobrir rapidamente quais dados são críticos para seus negócios e quais são menos importantes. “O armazenamento habilitado para IA também pode ajudar as empresas a decidir quais conjuntos de dados podem ser descarregados na nuvem e quais devem ser armazenados localmente. A inteligência e análise em tempo real realizadas pelo sistema de armazenamento podem determinar o local mais indicado para armazenamento dos dados e a melhor maneira de protegê-los”, analisa Caio.

Share This Post

Post Comment