Gestão de Logística de Medicamentos evita desperdício de materiais

Gestão de Logística de Medicamentos evita desperdício de materiais

É comum que os hospitais mantenham o foco do seu trabalho na área clínica, dedicando-se ao atendimento dos pacientes, dando pouca atenção para a execução do trabalho de gestão logística dos medicamentos. A preocupação com o armazenamento correto existe, mas em muitos casos o que não existe é uma estrutura formada por profissionais capacitados e um sistema que auxilie da gestão dos insumos.

“O trabalho de Gestão Logística dos Medicamentos e Materiais hospitalares foge do escopo de serviços que um hospital oferece. Daí que surge a necessidade de se contratar uma empresa especializada para fazê-lo”, explica Mário Eduardo Rocha Lima, CEO da TCI Business Process Outsourcing.

Os insumos hospitalares (medicamentos e materiais hospitalares) possuem características químico-físicas especiais, requerendo uma manipulação especializada, tanto no armazenamento físico, com restrições de umidade e temperatura local, como sistêmico, com o controle de suas datas de validades, priorizando a expedição dos itens mais próximos de vencer. Manter o controle de todas essas informações é uma tarefa árdua que requer uma equipe qualificada, processos bem definidos e recursos tecnológicos avançados.

Lima reforça que o trabalho de gestão logística de insumos hospitalares é a maneira eficiente de reduzir desperdícios e otimizar o fluxo: “Estima-se que, em média, 20% do que é comprado pelos governos são perdidos ao longo do processo logístico. Na TCI BPO S.A. nós utilizamos um sistema de gerenciamento que suporta a aquisição de materiais, armazenagem e distribuição do estoque, considerando todas as restrições e especificações de cada material como: datas de recebimento, saída e validade no caso dos medicamentos.”, esclarece o CEO.

Um trabalho organizado na logística de suprimentos hospitalares minimiza o risco de desperdício e consequentemente a perda de capital em razão de seu vencimento e erros de armazenagem e manipulação.

A assessoria personalizada é um dos segredos para os bons resultados. Na TCI, o compromisso de uma entrega qualificada começa no primeiro contato, com a consultoria de um especialista para desenvolver o projeto que atenda as reais necessidades de cada cliente. A partir daí, o projeto é executado por colaboradores engajados e alinhados com os objetivos do cliente, mantendo um relacionamento próximo e de confiança para que ele possa concentrar energia profissional e tempo em seu core business.

Share This Post

2 Responses to "Gestão de Logística de Medicamentos evita desperdício de materiais"

Post Comment