A Agência Espacial Europeia escolheu a tecnologia da InterSystems para oferecer o suporte necessário para a missão Gaia, projeto que mapeará de forma precisa cerca de um bilhão de objetos celestiais. Durante a missão, que inclui o lançamento do satélite Gaia, o banco de dados InterSystems CACHÉ funcionará em conjunto com a solução astrométrica AGIS, que refinará as observações espaciais feitas pelo satélite, gerando um alto volume de dados.
A previsão é que o projeto contenha 500 milhões de fontes e 50 bilhões de observações, resultando em um total de cerca de 100 Terabytes de dados.A missão Gaia será lançada em 2013 para conduzir um censo das bilhões de estrelas existentes em nossa galáxia. Ela observará cada um dos objetos uma média de 70 vezes durante um período de cinco anos, mapeando precisamente suas posições, distâncias, movimentos e mudanças de brilho. A expectativa é de que a missão Gaia descubra centenas de milhares de novos objetos, como planetas fora do sistema solar e estrelas falhas conhecidas como "anãs marrons".
Dentro do nosso sistema solar, o satélite será capaz de identificar centenas de milhares de asteróides. Devido ao alto volume de dados que serão coletados e analisados pela AEE, o projeto requer performance e escalabilidade que vão além de capacidades normais de bases de dados. Essas necessidades levaram o Centro Europeu de Astronomia Espacial que a AEE opera em Madrid a selecionar o CACHÉ para apoiar o processamento dos dados de pesquisa obtidos pelo satélite