Para reduzir impacto ambiental, CIO da Cisco estuda fechar data centers

Para reduzir impacto ambiental, CIO da Cisco estuda fechar data centers

Segundo informações do WSJ, Jacqueline Guichelaar busca transferir operações para serviços de nuvem pública, o que ajudaria também a reduzir gastos

Em entrevista ao The Wall Street Journal, a CIO da Cisco, Jacqueline Guichelaar, disse que estuda fechar diversos data centers para transferir as operações para serviços de nuvem pública. A medida tem como objetivo a redução de custos e a diminuição do consumo de energia, impulsionando as práticas de sustentabilidade da empresa.

Guichelaar, que ocupou cargos sênior de tecnologia da Thomson Reuters Corp., Deutsche Bank e outras organizações antes de iniciar seu trabalho na Cisco, em fevereiro deste ano, afirma que uma das suas prioridades é considerar como as operações da empresa afetam o meio ambiente. Para se ter dimensão do impacto, a eletricidade usada por um único data center pode alimentar até 25 mil residências.

É comum que os departamentos de TI desperdicem energia com o superprovisionamento ou com a compra de mais capacidade de computação do que os servidores precisam. Um dos grandes benefícios dos serviços de nuvem pública é que as empresas pagam apenas o que consomem - outro motivo para a iniciativa da CIO. "Questões ambientais e questões de custo às vezes andam de mãos dadas", explica a executiva.

Atualmente, a Cisco utiliza provedores de nuvem pública não divulgados para algumas atividades e possui 22 data centers em todo o mundo. A expectativa é de que o número seja reduzido em 30% ao longo dos próximos cinco anos.

Fonte: https://cio.com.br/para-reduzir-impacto-ambiental-cio-da-cisco-estuda-fechar-data-centers/

Share This Post

Post Comment