Professores da USP unem-se para formar especialistas em Direito e TI

Doutores de duas das mais tradicionais escolas da USP – a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e a Politécnica, - ministrarão Curso de Especialização Lato-Sensu para a formação de especialistas em Direito e Tecnologia da Informação, pelo Programa de Educação Continuada – PECE – na Cidade Universitária em São Paulo, com início em Outubro próximo.

O curso visa especializar profissionais, que concluíram curso superior em Direito ou Informática, no conhecimento básico das vulnerabilidades, meandros e artifícios utilizados nos crimes que envolvem a utilização de computadores, de modo capacitá-los na investigação e solução de conflitos do uso indevido da Informação.

O volume desses crimes é assustadoramente crescente. Apenas via internet, o FBI reportou, em 2011, mais de 300.000 queixas, com total de perdas superior a meio bilhão de dólares.  Nas empresas, o prejuízo médio anual de um crime de informática é de 3,8 milhões de dólares, conforme recente pesquisa do Instituto americano Ponemon de segurança da informação. No Brasil, um dos países líderes no crescimento do uso da informática, o panorama não é diferente.

A natureza dos crimes inclui danos a informações corporativas, interrupções de funcionamento da empresa, confisco de contas bancárias, furtos de domínios, identidades e senhas, fraude de confiança, intrusão online, “cyber bullying”, extorsões, ameaças, fraudes com cartões de crédito, entre muitos outros.

Share This Post

Post Comment