Por Luciana Paiva
Os perigos de um voo cego podem ser o pior pesadelo dos executivos.
Qual executivo nunca sentiu aquele frio na espinha quando precisou tomar uma grande decisão de negócio e não tinha os dados confiáveis que tanto precisava?
Gartner Group cita esta neblina da incerteza em vários artigos, pois ela se tornou a pior dor de cabeça corporativa e que, muitas vezes, se transforma em uma longa e dolorosa enxaqueca.
O motivo disto parece até bastante óbvio: alinhar custos e a estrutura ideal dos negócios com as mudanças constantes da economia não é nada fácil e as consequências de errar nestes momentos mais delicados podem ser desastrosas.
Sem dados confiáveis para tomar decisões estratégicas e táticas, decisores acabam partindo em voo cego e, infelizmente, as colisões tornam-se inevitáveis.
Sempre fica a pergunta: Como aumentar a chance de acerto? Qual o melhor método a utilizar? Qual a tecnologia que pode apoiar este processo? Alguns pontos cruciais devem ser cuidadosamente considerados para evitar erros de percurso.
A partir de experiências de executivos que alcançaram sucesso em trazer a cultura de dados e fatos para suas organizações, criamos uma lista de passos indispensáveis para apoiar este processo:
- Sempre colocar as particularidades do seu negócio e quais informações realmente são necessárias em foco. Sem que os indicadores importantes estejam claros, nenhuma tecnologia ou processo ajudarão no processo de tomada de decisão.
- Entenda o que esta sendo medido e o porquê também. Foque nas medidas que causam impacto no seu negócio. Se você tem muitos indicadores, algo está errado, volte um passo atrás e descubra o que realmente importa antes de seguir.
- Tenha certeza que estas medidas estão claras para todos os gestores. As pessoas somente se sentirão responsáveis por aquilo que entendem.
- Em caso de grande volume de dados a serem explorados, uma tecnologia de análise de dados facilitará o processo. Há diversas opções que podem, inclusive, apoiar a encontrar padrões de comportamento, tendências, dados escondidos, etc. Ao avaliar uma tecnologia, nunca compre a demo, mas sim a solução: Tenha certeza que o que está comprando realmente será aderente a todos os fatores que se integrarão a ela. Explore a usabilidade, pois pessoas leigas e não experts em tecnologia serão os usuários mais importantes.
- Tenha sempre um alto executivo dentro da empresa patrocinando o projeto: este apoio trará a visibilidade necessária por toda a empresa e fará com que os fatores importantes para o sucesso do projeto sejam viabilizados.
Em tempos de economia instável, mais do que nunca, um voo cego pode significar o fracasso praticamente instantâneo de qualquer organização. Nestes momentos, ter e utilizar métodos de exploração dos dados e o apoio de uma solução de Business Intelligence pode ser a diferença entre vencer ou ser a empresa que decretou falência e nem percebeu o que deu errado.
*Luciana Paiva é Diretora de Negócios da Targit para a América Latina