WTA e SAP lançam solução inédita que permite análise em tempo real de desempenho dos atletas nos jogos

A Associação de Tênis Feminino (Women’s Tennis Association, WTA) e a SAP anunciam o desenvolvimento conjunto do software SAP Tennis Analytics para treinadores. Pela primeira vez na história do tênis profissional, atletas e técnicos terão acesso a dados em tempo real de informações sobre o desempenho dos atletas durante cada partida.tênis

O SAP Tennis Analytics usa os recursos da plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA, e estará disponível exclusivamente para a WTA e tablets autorizados. A solução fornece informações que permitirão a tenistas e treinadores analisar o desempenho em quadra e otimizar suas estratégias. Isso pode significar a diferença entre ganhar ou perder o próximo ponto, set, partida ou mesmo o torneio.

"O SAP Tennis Analytics é uma ferramenta revolucionária que irá não apenas complementar a preparação e o desempenho das atletas, mas também aperfeiçoar a experiência dos torcedores que assistem às partidas de tênis feminino", afirma Stacey Allaster, CEO e presidente do Conselho da WTA. "A análise de dados é essencial para o desenvolvimento das tenistas e dos treinadores, e essa solução, que a cada dia ganha mais adeptas entre nossas atletas, levará essa modalidade esportiva para um novo patamar, abrindo caminho para tecnologia aplicada aos esportes."

Para Daniel Duarte, executivo-chefe de Inovação e Novos Negócios do SAP Labs Latin America, a nova solução “é um exemplo claro da colaboração da empresa com seus parceiros no desenvolvimento de soluções revolucionárias que mudam a maneira como o atleta pode utilizar dados e informações para otimizar seu desempenho".

O SAP Tennis Analytics inclui recursos como:

  • Comparativo entre estatísticas das atletas refletidos em uma tabela de dados com detalhes atualizados a cada 15 segundos;

  • Dados sobre desempenho de cada tenista no saque, taxa de sucesso para fechar um game no saque e número de break pointssalvos;

  • Dados de trajetória mostrando a direção do saque e a colocação em quadra de cada tenista, pontos de contato para devolução do saque e posicionamento das atletas em quadra durante as sequências de troca de bola.

Os treinadores terão a oportunidade de usar o SAP Tennis Analytics em outros seis eventos do calendário 2015 da WTA: Rogers Cup, Connecticut Open, Wuhan Open, Prudential Hong Kong Tennis Open, BNP Paribas WTA Finals Singapore apresentado pela SC Global e WTA Elite Trophy em Zhuhai, na China.

Share This Post

Post Comment