A área das vendas online tem se tornado cada vez mais completa. É bem provável que, em uma única compra virtual, seja utilizado mais de um serviço digital. As transações, por exemplo, necessitam de caminhos para serem conduzidas, aprovações para que a compra seja efetuada etc.
"Desde a escolha do produto até a finalização da compra, são necessários muitos detalhes. O momento do pagamento é um deles. É preciso que um serviço integrado faça a análise de risco, processe os dados de pagamento e libere a compra. E esse é apenas um trecho da jornada do usuário", explica Thiago Mazeto, diretor do comercial e marketing da Tray, maior e melhor plataforma de e-commerce e unidade de negócio do Grupo Locaweb.
Ou seja, o caminho realizado pelo cliente perpassa por serviços que, hoje, são muito bem desenvolvidos independentemente e contratados para deixar essa jornada da venda mais completa e segura. Para prosseguir com uma operação, é normal que haja a parte de marketing, de métricas, pagamento e segurança. Essa tem sido uma grande tendência, conforme a digitalização vai ganhando espaço, surge a necessidade de que cada detalhe tenha a atenção de um serviço dedicado à área.
"Na Tray e na Yapay, unidades de e-commerce e pagamentos digitais do Grupo Locaweb, essas integrações já contam com parceiros referências nas áreas. A própria parceria com o marketplace acaba viabilizando isso", explica Mazeto. E, exatamente por isso, é preciso compreender que o caminho para as vendas online requer os melhores serviços digitais para viabilizar uma venda bem sucedida.
Segundo o profissional, o aumento das vendas online tem chamado atenção para tentativas de possíveis fraudes. Dessa forma, é preciso compreender como que os passos para uma venda confiável e seguro exigem um ecossistema completo de atendimento às necessidades do empreendedor.