Ferramenta da KPMG rastreia informações sobre impostos verdes de 60 países

Ferramenta da KPMG rastreia informações sobre impostos verdes de 60 países

A KPMG publicou recentemente um rastreador tributário chamado ESG Tax Tracker”. Trata-se de uma ferramenta de rastreio e informações de tributos. Esse mecanismo, de acesso gratuito, é atualizado regularmente e usa uma base de dados da empresa, abrangendo mais de 60 países, incluindo o Brasil. Além de detalhar a legislação existente, também contém informações relativas a regulamentos futuros a serem considerados pelos governos através de processos políticos formais ou que estão em vias de serem promulgados.

“Ao utilizar a informação aprofundada recolhida pelos especialistas da KPMG nos diversos países, o rastreador pode ajudar as pessoas e as empresas a compreender, monitorar as regulamentações e avaliar criticamente os desafios das cargas tributárias, obrigações acessórias, bem como eventuais oportunidades, como por exemplo, incentivos e subvenções para poder auxiliar na tomada de decisões mais assertivas para as empresas”, explica o sócio da área de impostos da KPMG no Brasil, Marcos Grigoleto.

A ferramenta “ESG Tax Tracker” aponta o Brasilcomo um país que atualmente possui incentivos fiscais voltados para energia sustentável aplicada a produtores e a projetos inovadores e investimentos voltados para o meio ambiente, no entanto não possui incentivos fiscais atrelados a energias renováveis (para os consumidores), veículos elétricos, energia verde e fotovoltaica (dispositivo responsável por converter a energia do sol em elétrica), como também não possui taxações ambientais voltadas sobre diversos itens, tais como resíduos, taxa de utilização da água, gases com efeito de estufa, plásticos, entre outros.

“Os governos de todo o mundo vêm buscando introduzir ações de tributação ambiental, tais como impostos sobre carbono e a ampliação de incentivos fiscais de modo a estimular os comportamentos que tenham impacto positivo no meio ambiente e que também contribuam para o desenvolvimento de atividades mais sustentáveis”, conclui o sócio líder de tributos em ESG da KPMG, Luís Wolf.

O link para acesso ao “ESG Tax Tracker” é o seguinte: Link

Share This Post

Post Comment