A transformação digital é uma realidade e não é de hoje. Já há alguns anos a sociedade vem sendo impactada pela tecnologia. E, ao contrário do que muitos imaginavam na década de 80, não se trata de carros voadores, muito menos de turismo na Lua, mas de automóveis integrados aos smartphones, com GPSs e computadores de bordo capazes de acessar a internet.
Mas, mais do que isso, a transformação digital atinge a sociedade em suas atividades mais comuns, como realizar uma compra ou fazer uma transferência de dinheiro. Neste mês, por exemplo, o WhatsApp anunciou que seus usuários vão poder fazer envios e recebimentos de dinheiro, assim como pagamentos de compras, pelo aplicativo. A tendência é que, cada vez mais, as atividades importantes para as vidas das pessoas sejam simplificadas e tornadas mais ágeis.
Agora, com a crise da pandemia de COVID-19, parece que os holofotes da sociedade foram direcionados para a transformação digital. Diferentes setores estão se beneficiando da tecnologia em meio ao distanciamento social. São serviços de delivery solicitados por aplicativos, reuniões de trabalho e de aniversário em plataformas de vídeo conferências, compras via internet e redes sociais, compartilhamento de agendas online, enfim… uma série de avanços que, se a crise não inventou, ela deu um empurrãozinho para que as pessoas passassem a utilizá-los.
Transformação digital nos negócios
Uma tendência que cresce muito no Brasil e no mundo é o uso de dados para o direcionamento de estratégias nos negócios. A tecnologia de big data analytics possibilita que empresas utilizem inteligência de negócios baseadas em ferramentas de análise de dados em diversas áreas.
A inteligência artificial é, também, uma das chaves que muitas empresas grandes estão apostando para o futuro. Grandes bancos já têm seus projetos de I.A. que conversam com os clientes e os direcionam para as melhores opções de investimentos e aplicações. Elas atuam até mesmo em soluções mais simples, como por exemplo, retirar uma dúvida sobre o que é uma poupança.
A revolução dentro das casas
No cotidiano das pessoas a transformação digital já está presente dentro das residências, principalmente com a tecnologia conhecida como IoT, ou Internet das Coisas. Trata-se de aparelhos domésticos que já vem com computadores embutidos e com acesso à internet. Com uma geladeira com essa tecnologia, por exemplo, pode-se fazer o controle de alimentos que estão dentro dela, com sua validade e data para a próxima compra. Ah… e como ela tem internet, a compra pode ser feita pela própria geladeira e ser entregue por aplicativos de delivery.
A transformação digital nas escolas
Outra área que a transformação digital teve bastante impacto nesse período de quarentena foi a educação. De repente, todo o setor educacional se viu no meio de um dilema: como fazer para ensinar milhares de crianças sem que elas estejam presencialmente nas escolas?
A resposta para esse questionamento foi encontrada na tecnologia. Plataformas desenvolvidas para reuniões, por meio de videoconferências, se encaixaram muito bem para as necessidades das instituições educacionais. Assim, salas de aulas com dezenas de crianças foram levadas para a internet e os professores puderam ensinar à distância, mas ao vivo e com interação com todos os seus alunos com acesso à tecnologia.
Mas a transformação digital vai além no setor educacional. Por meio dela, pode-se visitar museus do outro lado do mundo por meio de realidade virtual, ou então aprender história, mitologia, matemática ou outras ciências através de jogos eletrônicos, o que faz o aprendizado se dar de forma muito mais divertida.
Nas empresas e nos escritórios
Muitas ferramentas foram desenvolvidas nos últimos anos para que se pudesse trabalhar à distância, sem a necessidade de estar presencialmente em um escritório. Assim, agendas foram desenvolvidas e integradas a aplicativos de reuniões, plataformas de gestão de projetos para controlar processos e fazer a gestão operacional da companhia de forma digital, além de ferramentas de controle de horas trabalhadas, puderam – e podem – ser utilizadas para o serviço em escritórios.
Transformação digital nas vendas e fechamentos de contratos
Hoje, plataformas de vendas, cadastro de clientes, assinatura de contratos online, softwares de marketing digital e otimização de processos ajudam nas vendas de muitas companhias. E essas tecnologias se comunicam entre si, como CRMs integrados a ferramentas de e-mail marketings, por exemplo.
Temos também, o já citado WhatsApp, com o WhatsApp Business, que permite a utilização do aplicativo para ser usado como instrumento de trabalho.
Para fechamento de contratos, uma ferramenta muito útil que já existia antes, mas se tornou uma sensação no período de quarentena foi o Fluxia. Trata-se de uma plataforma que otimiza o processo de gestão de contratos. Dessa forma, por ele pode-se criar contratos, assiná-los e armazená-los, tudo em um mesmo sistema, acessível e de fácil utilização. Ah… mais um detalhe, a assinatura dos documentos é eletrônica e pode ser feita pelo WhatsApp.
Portanto, a crise do corona vírus embora não tenha contribuído para que se fossem inventadas essas tecnologias, deu um forte empurrão para que elas ficassem conhecidas e passassem a ser utilizadas na vida das pessoas e na rotina da sociedade moderna.
Escrito pela Clicksign - https://clicksign.com