Gestão da informação e a inteligência de processos aumentam a lealdade de funcionários e clientes, aponta Sonda IT

Que tipo de comportamento uma empresa quer influenciar na sua base de clientes e funcionários? O Big Data e o Data Mining podem ajudar a desvendar esta questão por meio de uma coleta maior de dados somado à análise do perfil de consumo das informações, promovendo a varredura, extração e organização de informações implícitas a partir de qualquer tipo de banco de dados. O tema será abordado pela Sonda IT durante o ECMShow 2015, que acontece nos dias 01 e 02 de setembro no AMCHAM Business Center, em São Paulo.Eduardo Pugliesi, diretor de Inovação e BI da Sonda IT

Aliado ao tema do evento, que tem como foco discutir “o desafio de melhorar e ampliar os negócios gerenciando o patrimônio de documentos e extraindo valor da informação digital”, o palestrante Eduardo Pugliesi, que é diretor de inovação e Business Intelligence da Sonda IT, afirma que o Data Mining é considerado um passo essencial para descoberta de conhecimento e gerenciamento de mudanças.

A Tecnolologia da Informação é a base da transformação digital para entender as necessidades do consumidor e melhorar os processos internos. Mas, o que fazer com as informações coletadas? Como decidir o melhor caminho a ser tomado? O poder de decisão é essencial para convergir com a base de dados, gerando informações valiosas para a evolução e adaptação do negócio às constantes mudanças.

Funcionários pouco engajados em curso concedido pela empresa, por exemplo, poderão ser motivados por um programa de bonificação e reconhecimento. Por outro lado, o RH das empresas poderá mapear e ajudar no desenvolvimento das competências de colaboradores que almejam determinado posto.

No que tange aos clientes, o entendimento de padrão de comportamento promove vantagens competitivas às empresas. Num processo de desistência de compra por meio eletrônico, por exemplo, é possível identificar os produtos de interesse do consumidor e enviar um cupom de desconto.

“Incentivar e influenciar a fidelidade de funcionários e clientes pode ser uma tarefa difícil, mas já é bastante tangível. Usando ferramentas adequadas, como o Big Data e as técnicas de incentivo para comportamento de pessoas, como aquisição de pontos por realização de tarefas específicas, competições e prêmios, entre outras, é possível reagir rapidamente às mudanças”, finaliza Pugliesi.

Share This Post

Post Comment