Comgás prorroga inscrições para novos projetos na Plugue, o hub de inovação aberta da Companhia

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do país, está prorrogando as inscrições da “Chamada Aberta” para o ciclo 2022/2023 da Plugue, o seu hub de inovação aberta criado em 2021. O prazo era até 31 de agosto, mas a Companhia decidiu ampliar o prazo até 15 de setembro para receber mais propostas de startups, universidades, institutos de pesquisa e empresas que devem se inscrever site oficial da iniciativa.

A participação é gratuita, e os interessados deverão apresentar suas soluções para um dos 10 desafios propostos pela Companhia nas seguintes áreas: Digital construction; Soluções energéticas; Energia limpa; Cidades do amanhã; e Soluções de supply de gás. Entre os desafios há desde questões administrativas a operacionais. Os participantes deverão, por exemplo, pensar em soluções para mapear locais físicos que necessitam ter cadastros atualizados, e inovar com tecnologias para aquecimento de água em redes hidráulicas de baixa pressão.

A primeira etapa da Chamada Aberta é a inscrição no site, onde o regulamento completo está disponível. Após uma avaliação preliminar, os projetos selecionados seguirão para a pré-seleção, onde serão classificados como soluções “rápidas” ou “imersivas”.

Para as soluções rápidas será feito um Pitch Day, onde as ideias são apresentadas para uma banca avaliadora composta por líderes da companhia que analisam diversos requisitos que devem estar em linha com a estratégia da empresa. Os aprovados serão comunicados para estruturar uma Prova de Conceito, onde a solução será testada junto com uma área de negócio da Comgás.

Já para as soluções imersivas, o caminho é mais elaborado e conta com imersão (elaboração de plano de trabalho, definição de métricas de sucesso e meta do projeto, treinamento para um Pitch Day, etc.). Durante a imersão, os candidatos dos projetos conhecerão a fundo as áreas da Comgás. Após esta etapa, é realizado um Pitch Day, e os aprovados então apresentarão seus projetos para uma avaliação final da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSESP).

Share This Post

Post Comment