Scansystem passa a distribuir microfilmes e equipamentos da EPM

A Scansystem, distribuidora exclusiva no Brasil para a linha de produtos para microfilmagem da marca AGFA GEVAERT, assinou um contrato para distribuição da linha de microfilmes e equipamentos da Eastman Park Micrographics - EPM.

“Estamos terminando de  vender o estoque existente de microfilmes ainda com a marca AGFA” declarou Ricardo Monteiro. “Uma vez terminado o estoque, os microfilmes com a marca AGFA deixarão de existir”.

A Scansystem já começou a distribuir os microfilmes com a marca Imagelink.“Com certeza essa transição deverá ser difícil para nossos clientes – alguns dos quais fornecemos filmes por muitos anos”, informou Ricardo. “Dentro dessa indústria, as opções de compra de microfilmes estão muito limitadas. A Scansystem escolheu os produtos da EPM, devido a familiaridade com a marca AGFA. Embora nossos preços sofrerão um acréscimo devido ao aumento de preços na origem, vamos continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proporcionar as melhores opções e atendimento  para os nossos clientes”.

A Scansystem fornecerá microfilmes para outros revendedores e continuará a atender clientes diretamente.  Entre seus principais clientes estão Empresas Públicas, Birôs de Prestadores de Serviço, Bibliotecas, Arquivos, entre outros.

Embora muitas vezes considerado um produto desatualizado, o microfilme continua sendo de vital importância para os gerenciamento de registros e comunidades de preservação de arquivos, dando-lhes um poder incomum de permanência. Monteiro explica porque o microfilme continuará sendo importante, “ O microfilme é conhecido por ser o suporte com maior tempo de vida útil para a informação ( além do papel)  – acima de 500 anos, desde que arquivado apropriadamente.

Mesmo que estejamos na era da tecnologia, a realidade é que algumas tecnologias de armazenamento usadas a apenas alguns anos atrás, como por exemplo, as disquetes, não são mais utilizáveis nem acessíveis. A medida que continuamos a atualizar nossos sistemas para novas tecnologias, boa parte da informação é perdida ou deixada para trás. Capturar imagens em microfilme ou duplicar microfilmes que estão em mal estado devido ao armazenamento incorreto,  é a única maneira de longo prazo que conheço para gravar a história, seja ela corporativa ou cultural”.

Share This Post

Post Comment