Segundo uma pesquisa independente, a adoção de nuvem corporativa vem crescendo neste ano e, com ela, a preocupação com segurança de dados. CIOs e diretores de tecnologia disseram que o cloud computing é o principal investimento de suas empresas a longo prazo.

O estudo realizado pela Compuware aponta como principais receios dos CIOs os danos às linhas de negócios das companhias. Eles destacaram a pobre experiência de uso, devido à grande quantidade de usuários; o impacto resultante para a marca e sua reputação; e a perda de receita gerada por isso e pelos gastos com manutenção da nuvem.nuvem

Cada vez mais as empresas adotam a nuvem para entregar serviços (SaaS) em busca de uma vantagem competitiva, dada a velocidade de inovação que o cloud computing lhes oferece, reduzindo ciclos de novos produtos.

Nesse cenário, a VentureBeat dá algumas dicas para lidar com a nuvem. São elas:

- Total visibilidade de desempenho, para evitar perdas geradas por downtime. Mesmo empresas que garantem 99,9% de funcionamento, por ano, têm 8  horas de downtime.

- É preciso mensurar o impacto ao usuário e aos negócios, não bastam estatísticas, é preciso avaliar de perto a ponta da sua empresa. Se for o caso, contrate um serviço externo para isso.

- A manutenção de serviços em nuvem devem ser feita assim que um problema for detectado ou até antes mesmo que ele aconteça. Dessa forma, os gastos podem ser minimizados.